Governo Publica Nomeação de 54 Servidores Para o INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (20/02) no site do jornal “O VALE” destacando que como já havíamos anunciado ontem o governo publicou a nomeação de 54 servidores para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Duda Falcão

HOME

Governo Publica Nomeação
de 54 Servidores Para o INPE

Maioria dos funcionários que passou no concurso público atuará
no Centro de Previsão do Tempo em Cachoeira Paulista

São José dos Campos
February 20, 2015 - 00:15

Foto: Arquivo/O VALE
Técnico do CPTEC/INPE em computador da instituição.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, publicou no Diário Oficial da União as portarias de nomeação dos habilitados por concurso público para assumirem vagas no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), sediado em São José dos Campos.

Segundo as publicações, foram nomeados 54 novos servidores de um total de 68 vagas previstas.

A maioria do pessoal ficará lotada no campus do INPE em Cachoeira Paulista, no CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), no CCST (Centro de Ciência do Sistema Terrestre) e LCP (Laboratório de Combustão e Propulsão).

De acordo com o INPE, os novos servidores, deverão tomar posse até o próximo dia 19 de março.

Vagas - São 14 vagas na carreira de pesquisa e 40 na carreira de desenvolvimento tecnológico. Segundo o INPE, a conquista das vagas efetivas pelo instituto resolve a questão histórica dos servidores temporários do CPTEC, e também, extingue a Ação Civil Pública que resultou no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre União e Ministério Público Federal no final de 2013.

O concurso público para a contratação dos pesquisadores e dos tecnologistas efetivos foi realizado no decorrer do ano passado.

Os novos servidores irão substituir os funcionários temporários contratados pelo instituto, que já foram dispensados este ano.

O provimento dos 68 cargos foi autorizado neste mês pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União.

Áreas - Entre as áreas de atuação dos pesquisadores estão modelagem oceânica ou de agitação marítima, assimilação de dados meteorológicos, sensoriamento remoto da atmosfera, estudos do clima e modelagem climática.

Já os servidores da carreira de desenvolvimento tecnológico vão trabalhar nos setores de previsão do tempo e clima, sistemas computacionais complexos, sistema de observação terrestre, energia de fontes renováveis e fenômenos atmosféricos, entre outros.

À ocasião da autorização dos novos cargos, o diretor do INPE, Leonel Perondi, ressaltou que “a contratação de servidores para o quadro próprio do Instituto garante a continuidade dos serviços na área de meteorologia e o seu constante aprimoramento”.

Saiba Mais

Nomeação

MCTI publicou portaria nomeando novos servidores para o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Lotação

Parte dos novos funcionários vão trabalhar no campus do INPE em Cachoeira Paulista

Locais

Os novos servidores vão atuar no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, Centro de Ciência do Sistema Terrestre e no Laboratório de Combustão e Propulsão

Substituição

O grupo substituirá os funcionários terceirizados que trabalhavam no instituto

Previsão

De acordo com o INPE, os novos servidores deverão tomar posse nos cargos até o próximo dia 19 de março


Fonte: Site do jornal “O VALE” - 20/02/2015

Comentários