Olimpíada de Astronomia e Astronáutica Abre Inscrição

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/01) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que já estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Duda Falcão

Olimpíada de Astronomia e
Astronáutica Abre Inscrição

OBA


Brasília, 28 de janeiro de 2015 – Ao observar o céu à noite, você fica curioso em como as estrelas e os planetas se formam? A origem das galáxias e os movimentos de cometas também te intrigam? Então, você deve participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O evento, que é organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), este ano chega à 18ª edição.

A edição de 2015 já está com inscrição aberta. O prazo termina em 15 de março e os exames ocorrem em fase única, no dia 15 de maio. A OBA é voltada a todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Escolas públicas ou particulares que ainda não participam já podem se cadastrar pelo portal: http://www.oba.org.br ou por meio das fichas enviadas a todas as instituições de ensino.

“O objetivo da olimpíada é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”, diz o coordenador nacional do evento, o astrônomo João Batista Garcia Canalle.

Segundo ele, a iniciativa não tem a intenção de criar rivalidade entre escolas ou promover a competição entre cidades ou estados: “Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”.

Somando todas as edições, a OBA contabiliza mais seis milhões de participantes. Em 2014, teve a participação de 772.257 estudantes e distribuiu 43 mil medalhas, um aumento de 26% em relação à edição anterior. Foram 10.412 de ouro, 14.451 de prata e 17.693 de bronze.

Classificação – A OBA é dividida em quatro níveis – os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do ensino médio – e a prova é composta por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico.

As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida. Os melhores classificados representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2016.

Os participantes desta edição também concorrerão a vagas nas Jornadas Espaciais, que ocorrem em São José dos Campos (SP) e em Natal (RN). Nelas, os estudantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros SAB e da AEB. Desde 2009, a coordenação organiza os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAS), sendo que são promovidos entre 10 e 12 encontros por ano.

O programa é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Quem desejar organizar um EREA em sua região deve entrar em contato com a secretaria, pelo endereço: oba.secretaria@gmail.com


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários