O Brasil e as Edições do IREC nos EUA

Olá leitor!

Desde 2011 equipes de alunos do “Curso de Engenharia Aeroespacial do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)” vem participando das edições do Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC)”, competição de foguetes universitária realizada anualmente numa região desértica próxima a cidade de Green River (localizada no estado americano de Utah) pela “Experimental Sounding Rocket Association (ESRA)“ dos EUA.

Desde então, em quatro participações dos jovens Brazucas nesta competição, os alunos do ITA conquistaram por duas vezes o "Prêmio Jim Furfaro Award for Technical Excellence - Prêmio de Excelência Técnica Jim Furfaro" nas edições de número 6 (2011) e 8 (2013) e ficando sem premiação nas outras duas edições.

Trago agora para você leitor uma reportagem muito interessante realizada pelo site Olhar Digital em 2013 com os alunos que conquistaram naquele ano o segundo “Premio Jim Furfaro” desta competição.


Na verdade a reportagem do site Olhar Digital comete alguns gafes, mas num contexto geral é uma boa reportagem realizada com os alunos do ITA que participaram e conquistaram este prêmio na oitava edição do IREC em 2013.

Vale dizer que a próxima edição desta competição (10º IREC) será realizada na região desértica próxima a cidade de Green River em data ainda a ser definida pelo ESRA, e pela pré-lista de inscritos já divulgada no site da organizadora do evento, felizmente contará pelo quinto ano consecutivo com a participação de uma equipe do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Veja abaixo o vídeo promocional da nona edição do evento ocorrido ano passado.


Fica a nossa esperança leitor que outras universidades brasileiras (como a UFMG, UFABC e UnB) venham participar em 2015 desta décima edição do IREC nos EUA, e assim não só ajudar o Brasil a marcar uma maior presença nesta competição, bem como também estimular o desenvolvimento de nossos jovens engenheiros.

Duda Falcão

Comentários