Nota de Esclarecimento

Olá leitor

Ontem (16/01) postei uma nota aqui no Blog intitulada CCS da AEB Pode Ter Cometido Outro Erro de Divulgação (veja abaixo)  que levantava a hipótese da CCS da AEB ter cometido mais um de seus erros grosseiros quando afirmou em nota postada dia 13/01 no site da Agência de que o lançamento do Cubesat AESP-14 ocorreria em aproximadamente 45 dias.

A duvida quanto a informação da CCS surgiu após uma informação passada ao Blog através de nossa página no Facebook por um senhor japonês de nome Satou Tetsurou que nos enviou o  “KIBO Weekly Schedule - Programação Semanal do Módulo KIBO” onde consta que esta programação seria iniciada dia 21/01.

Entretanto em contato feito por um dos integrantes da equipe do Cubesat AESP-14 com o Blog fomos informados de que a informação passada pela CCS da AEB, estava correta, visto que devido a à trâmites burocráticos internacionais, o AESP-14 não pode ser ejetado em órbita até que esta burocracia seja resolvida. Em outras palavras, o prazo de 45 dias está relacionado ao tempo que foi previsto para resolução desta burocracia e que evidentemente está fora de controle da AEB.

Diante disto fica evidente que desta vez a CCS da AEB não cometeu erro algum na divulgação como de costume, pelo menos no que diz respeito ao prazo de lançamento previsto para este cubesat brasileiro, mas precisa se informar melhor quanto os meios de lançamentos contratados pela própria Agência, para assim  não voltar a cometer o erro de chamar o braço robô do modulo japonês de Kibo, um tremendo de um garfe inaceitável para uma assessoria de comunicação de uma Agência Espacial.

Duda Falcão

Comentários