Emanuel Fernandes Reassume Cargo de Carreira no INPE Após 18 Anos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (28/01) no site do jornal “O VALE”, destacando que o ex-deputado federal e ex-prefeito de São José dos Campos, Emanuel Fernandes (PSDB), após 18 anos, volta a ocupar um cargo no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Duda Falcão

HOME

Emanuel Reassume Cargo de
Carreira no INPE Após 18 Anos

Ex-prefeito de S. José já mira a sucessão municipal de 2016,
mas ainda faz mistério sobre possível duelo com Carlinhos

Lauro Lam 
Especial para O Vale
January 28, 2015 - 00:26

Após 18 anos, o ex-prefeito de São José dos Campos, Emanuel Fernandes (PSDB), voltará a ocupar um cargo no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Servidor de carreira na f unção de tecnologista sênior, ele vai reassumir seu posto no próximo dia 2 de fevereiro, mas por pouco tempo, já que sua aposentadoria está prevista para no máximo um ano.

Antes de iniciar a carreira política, Emanuel se formou em engenharia no ITA (Instituto Tecnológico Aeronáutico), em 1981. Já no INPE, participou do projeto do satélite Cybers, além de ter atuado também como superintendente de planejamento do instituto.

“Vou conversar com o diretor do INPE para definir a atuação. Estarei a disposição e poderei ajudar na organização de projetos”, disse Emanuel.

Agora, com o término do mandato de deputado federal, no próximo sábado, Emanuel volta para São José não só de olho nas suas últimas contribuições no INPE, mas principalmente para focar suas atividades no fechamento de um nome forte do PSDB para disputar a eleição de 2016.

Sucessão. Ainda mantendo um mistério se será ou não o principal adversário de Carlinhos Almeida (PT), que possivelmente tentará a reeleição em 2016, Emanuel confirma apenas que vai manter uma agenda voltada às reivindicações dos joseenses.

“Como ficarei mais tempo em São José vou me dedicar a política da cidade. É uma fase de ouvir a população para analisar os problemas e ajudar a equacioná-los, visando a candidatura de alguém do PSDB. O ideal mesmo é ter um candidato novo e vamos construir ainda este ano uma candidatura”.

Apesar da discussão de possíveis nomes, o ex-prefeito retorna a São José dos Campos com uma convicção na bagagem: “Queremos entrar o mais forte possível para ganhar a eleição em 2016”.

A afirmação veio justamente no momento em que o tucano foi questionado sobre o risco de o PSDB lançar um nome mais fraco do que os possíveis concorrentes.

“Eleição não é só ter um candidato, mas construir um juízo de valores”, analisou.

Trajetória. Depois de ter sido prefeito de São José por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004, Emanuel jamais voltou a disputar a prefeitura. 

Depois de ter feito seu sucessor no Paço, o também tucano Eduardo Cury, que inclusive foi apadrinhado por Emanuel para vencer a disputa para deputado federal, em 2014, o ex-prefeito se voltou mais para projetos alicerçados em funções no governo do Estado e também na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ele foi secretário do governador Geraldo Alckmin de Habitação, em 2005 e 2006, e também de Planejamento, durante 11 meses de 2011. Também chegou a presidir a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

Foi eleito deputado federal por três vezes. Na primeira, em 1996, ficou pouco tempo como suplente, pois priorizou assumir o Paço. Depois, venceu com uma expressiva votação.

Votação. Em 2006, foi eleito com 328.426 votos após deixar a prefeitura com 60% de aprovação popular. Acabou reeleito em 2010, com 218.279 votos.

Entre suas principais realizações, cita os projetos de defesa nacional, como o jato Gripen em parceria Brasil e Suécia, um submarino nuclear, além do plano espacial brasileiro, que entraram nas discussões da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, presidida por ele.

“Denunciei os desvios que estavam acontecendo no governo federal, ajudei a viabilizar a duplicação da Tamoios, a criação da RMVale e a construção do Hospital Regional em São José”, afirmou.

Perfil

Formação

Formado, em 1981, em engenharia de aeronáutica, no ITA, em São José. É concursado no cargo de tecnologista sênior no INPE, onde retorna no próximo dia 2 de fevereiro. Nasceu no dia 6 de março de 1956, em Valentim Gentil (SP)

Político

Prefeito de São José de 1997 a 2004. Foi secretário estadual da Habitação, de 2005 a 2006, e secretário de Planejamento durante 11 meses de 2011. Chegou a ser suplente de deputado federal, em 1996. Depois venceu duas vezes consecutivas, uma em 2006 e outra em 2010. Já foi filiado do PMDB e, desde 1989 está no PSDB


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 28/01/2015

Comentário: Até onde sei esses foi um dos poucos parlamentares que lutaram no Congresso para buscar apoio, não só para o PEB, bem como para o setor de ciência e tecnologia como um todo.  Não sei se o mesmo é leitor do Blog, mas caso sim, seria interessante se pudéssemos conversar e trocar algumas impressões. Quem sabe o Sr. Emanuel entra em contato com a gente.

Comentários