SERFA 2014 Reúne Instituições e Pesquisadores Para Debater Sensoriamento Remoto em São José dos Campos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (05/12) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o SERFA 2014 reunirá instituições e pesquisadores para debater sensoriamento remoto em São José dos Campos.

Duda Falcão

SERFA 2014 Reúne Instituições e
Pesquisadores Para Debater Sensoriamento
Remoto em São José dos Campos

IEAv
05/12/2014


Começa na semana que vem, terça-feira, dia 09/12, o 6º Encontro de Usuários de Sensoriamento Remoto das Forças Armadas, SERFA 2014, em São José dos Campos, SP.

Realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e contando com o apoio do Ministério da Defesa, o SERFA 2014 tem como tema “A Utilização de Novas Tecnologias de Sensoriamento Remoto para a Defesa”. A programação atualizada já se encontra no site do evento, que pode ser acessado através da página do IEAv ou pelo link abaixo. O encontro contará com uma estrutura composta por minicursos, painéis, palestras de instituições convidadas e apresentações de trabalhos científicos.

O SERFA tem por missão ser um fórum adequado para a discussão e a divulgação das potencialidades de aplicação das tecnologias de Sensoriamento Remoto. Nesse aspecto, o este evento vem se consolidando como a principal referência do Ministério da Defesa voltada para o Sensoriamento Remoto.

São vários os destaques da programação deste ano. Entre elas está a apresentação sobre o 4° Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-4), exatamente dois dias após o seu lançamento na China. Também de elevado interesse e com grande repercussão, estão em evidência os painéis sobre ARPs (Aeronaves Remotamente Pilotadas, também conhecidas por Vants) e sobre Sensores voltados para a Defesa. Outra atração inédita no SERFA é a pré-abertura no dia 08/12, com os minicursos sobre Sistemas de Navegação Global por Satélite e sobre Sistemas de Navegação Inercial.

Para abertura o Encontro contará com a apresentação institucional sobre o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), do Comando da Aeronáutica, além de palestras sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, do Comando do Exército, e sobre o Grupo Internacional “O Espaço e Grandes Desastres”, a ser ministrada por integrante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Acesse o site do SERFA 2014: portal.ieav.cta.br/eventos/serfa/serfa2014/

Serviço:

O quê? 6º Encontro de Usuários de Sensoriamento Remoto das Forças Armadas – SERFA 2014.

Quando? 9 a 12 de dezembro de 2014.

Onde? Hotel Nacional Inn (ao lado do Center Vale Shopping). Av. Dep. Benedito Matarazzo, 9009, Jardim Oswaldo Cruz, S.J.Campos, SP


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários