ELAT/INPE Tem Novo Site e Chama Atenção Para o Início da Temporada de Raios

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (02/12) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o “Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT)” do instituto tem novo site e chama atenção para o início da temporada de raios.

Duda Falcão

ELAT/INPE Tem Novo Site e Chama Atenção
Para o Início da Temporada de Raios

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulga novas informações que coincidem com o início da temporada de chuvas e raios no Brasil, que vai de outubro a março. A proposta é alertar a população sobre os riscos e diminuir o número de vítimas do fenômeno.

Para a temporada 2014-2015, o ELAT/INPE prevê que haverá aumento na incidência de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte do país. Na região Sul, a elevação no número de descargas deverá ocorrer especialmente no final do verão. Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste deverão receber raios em incidência levemente abaixo da média.

O ELAT/INPE também levantou os dados sobre mortes por raios em 2014. Até o meio do mês de novembro, houve 84 fatalidades no país. O número é levemente inferior ao registrado neste mesmo período do ano passado (88). As circunstâncias de mortes coincidem com as médias já encontradas pelo ELAT. Morreram mais pessoas durante atividades agropecuárias (29%) e dentro de casa (18%), o que indica um desconhecimento dos riscos durante tempestades. Há mais vítimas do sexo masculino (89%) e que viviam em áreas rurais (56%).

Novo Site

O ELAT/INPE acaba de reformular seu site na internet (www.inpe.br/elat), com novos layout e conteúdo. O projeto foi desenvolvido para tornar ainda mais acessíveis os dados sobre raios e tempestades tanto para pesquisadores e estudantes quanto para o público leigo que deseja obter mais informações sobre o tema.

O destaque é a nova ferramenta de busca da média anual de concentração de raios em cada cidade brasileira. Com isso, será possível fazer comparações entre municípios e entender como cada local é atingido por raios no Brasil.

O novo recurso pode auxiliar as pessoas a terem mais consciência dos riscos que o fenômeno traz, sobretudo aos moradores de cidades com grande concentração de descargas atmosféricas.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários