Universitários Visitam Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (10/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que 50 estudantes da  Universidade Federal do Maranhão (UFMA) visitaram dia  06/11 o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Universitários Visitam Centro de
Lançamento de Alcântara (CLA)

Fotos: Divulgação/CLA
O Centro de Controle foi um dos locais visitados pelos estudantes.

Brasília, 10 de novembro de 2014 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu na quinta-feira (6) a visita de 50 estudantes de engenharia como parte da programação da 2ª Semana de Engenharia (2ªSENGE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Acompanhados do professor Denivaldo Lopes, do Departamento de Engenharia Elétrica, os estudantes foram recebidos pelo coronel engenheiro César Demétrio Santos, diretor do CLA. Ele fez uma apresentação destacando as atividades desenvolvidas no Centro, com um histórico da atividade espacial no país, estruturação organizacional das entidades do setor aeroespacial, meios atualmente disponíveis, últimos avanços implementados e principais operações realizadas no CLA.

Em seguida os universitários conheceram o Centro de Controle onde são coordenadas as operações de lançamento em Alcântara. No período da tarde, o grupo conheceu os foguetes de Treinamento Básico (FTB) e de Treinamento Intermediário (FTI), lançados tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), com o objetivo de testar todos os meios associados às operações de lançamento e manter a operacionalidade de todas as equipes envolvidas.

Torre – Outro local visitado foi a Casamata, uma espécie de centro de controle próximo à área operacional e o lançador Universal, a plataforma de lançamento dos foguetes de sondagem e de treinamento. A visita se encerrou na Torre Móvel de Integração (TMI) e nas obras do Prédio de Depósito de Propulsores. Na nova TMI os estudantes acompanharam aplicações práticas e multidisciplinares da engenharia nos sistemas incorporados na plataforma de operação do Veiculo Lançador de Satélite (VLS), que deve ser lançado do CLA nos próximos anos com o objetivo de colocar satélites em órbita.

A 2ª SENGE realizou-se a semana passada com uma programação composta de palestras, workshops, mostras científicas, minicursos e visitas técnicas. O evento é realizado pelo Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica (DAEE), pelo Centro Acadêmico de Engenharia Química (CAEQ) e pelo Centro Acadêmico de Bacharelado em Ciências e Tecnologia (CABCT).

Entre seus objetivos está o de incentivar o exercício da Engenharia como ferramenta para o desenvolvimento técnico – científico da região Nordeste, levando em conta o número de riquezas e oportunidades que esta localidade detém a fim de auxiliar de forma socioeconômica a população. O evento busca ainda divulgar e estimular a produção e pesquisa acadêmica nas áreas das engenharias e afins.

Universitários pousam à frente da Torre de Lançamento do VLS.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários