Palestra Gratuita em SP Sobre Ondas Gravitacionais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (05/11) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que dia 13/11 o Instituto de Física Teórica (IFT) desta universidade, irá promover palestra gratuita sobre Ondas Gravitacionais.

Duda Falcão

Notícias

Palestra Gratuita em SP Sobre
Ondas Gravitacionais

Evento acontece dia 13 de novembro, às 19 h

Assessoria de Comunicação e Imprensa
05/11/2014

astronomy-universo.blogspot.com
Dia 13 de novembro, às 19 h, no Instituto de Física Teórica (IFT) da UNESP, em São Paulo, SP, dentro do projeto Física ao Entardecer, ocorre a palestra 'Um novo modo de investigar o cosmo: ondas gravitacionais', de Riccardo Sturani, professor do IFT.

Ondas gravitacionais são uma das consequências da teoria da Relatividade Geral de Einstein (1915) e previstas por Eddington em 1922. Assim como as ondas eletromagnéticas, as ondas gravitacionais se propagam com a velocidade da luz, mas, ao contrário das primeiras, a interação delas com a matéria é fraca o que torna a sua observação muito desafiadora. Até os dias de hoje foi possível revelá-las através dos seus efeitos sobre alguns sistemas binários de estrelas na nossa galáxia e (segundo resultados preliminares) na radiação cosmológica do fundo. No momento, observatórios de ondas gravitacionais estão sendo construídos com o objetivo de coletar informações sobre estrelas e buracos negros nas galáxias distantes, o universo primordial e a física fundamental.

Endereço:

Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 (em frente ao metrô Barra Funda)
Informações: www.ift.unesp.br

Cartaz do evento aqui.


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Comentários