Novo Acordo Entre INPE e IBAMA Facilitará Interação Entre os Órgãos Para Combate ao Desmatamento

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (10/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que um novo acordo entre o INPE e o IBAMA facilitará interação entre os órgãos para o combate ao desmatamento.

Duda Falcão

Novo Acordo Entre INPE e IBAMA Facilitará Interação Entre os Órgãos Para
Combate ao Desmatamento

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) firmaram, nesta sexta-feira (7/11), acordo de cooperação para aperfeiçoar o monitoramento e a fiscalização na Amazônia. O objetivo é aumentar a efetividade das ações de combate ao desmatamento e facilitar a integração entre os órgãos.

Durante coletiva de imprensa na sede do IBAMA, em Brasília, foi apresentado novo calendário para a divulgação dos dados sobre os alertas de desmatamento e degradação verificados pelo DETER, sistema baseado em satélites operado pelo INPE e destinado a orientar a fiscalização do IBAMA. Assim, informações obtidas pelo sistema de alerta passarão a ser disponibilizadas trimestralmente: em fevereiro, maio, agosto e novembro.

O protocolo sobre a divulgação dos dados foi estabelecido entre IBAMA e INPE para impedir a utilização das informações georreferenciadas pelos desmatadores. Assim, os criminosos não conseguirão saber onde estão situados os possíveis focos de desmatamento identificados pelo sistema. “E os fiscais que atuam na ponta também estarão mais protegidos”, explicou o presidente do IBAMA, Volney Zanardi. 

O diretor do INPE, Leonel Perondi, anunciou ainda o novo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real - o DETER B, em fase de testes - que conta com imagens de maior resolução. 

“O DETER B observará a Amazônia com mais precisão. Com ele, será possível enxergar áreas a partir de 6,25 hectares onde houve mudança de paisagem”, explicou Perondi. O atual sistema identifica áreas de, no mínimo, 25 hectares.

“Os desmatadores estão usando técnicas para enganar o sensor de menor resolução utilizado correntemente e o DETER B será fundamental para identificarmos essas situações com maior antecipação”, disse o presidente do IBAMA.

O diretor do INPE informou ainda que os dados oficiais referentes ao desmatamento na Amazônia devem ser divulgados até o fim do mês e são obtidos pelo sistema PRODES - Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites. “Os números do DETER são alertas e não se relacionam com a taxa anual de desmatamento do PRODES”, enfatizou Perondi.

A cooperação entre o IBAMA e o INPE permitirá maior efetividade no planejamento e execução das ações de combate ao desmatamento. “Esse protocolo tem como foco a organização e a forma de comunicação das informações”, resumiu o presidente do IBAMA.

O diretor do INPE explica a operação do sistema de
alerta baseado em imagens de satélites.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

  1. Alguém acredita mesmo nisso? Esses órgãos todos não conseguiram se entender nem para permitir que o projeto original do CLA fosse adiante, tornando o seu futuro crescimento completamente inviável...

    Isso é claro se esses "governos" tivessem algum interesse em dar andamento num programa espacial sério. Do jeito que está aí, não faz a menor diferença. Eles vão continuar lançando apenas alguns foguetes de treinamento por um bom tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário