O DCTA Iniciou a Campanha de Conscientização do Uso Seguro da Internet

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (10/11) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o departamento iniciou a campanha de conscientização do uso seguro da internet.

Duda Falcão

O DCTA Iniciou a Campanha de
Conscientização do Uso Seguro da Internet

ACS/DCTA
10/11/2014

Dando início à campanha, a Assessoria de Inteligência do DCTA, representada pelo seu Chefe, Cel R1 Peixoto fez a abertura da campanha aos jovens alunos da Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira, situada no Campus do DCTA. A palestra foi proferida pelo 3S Ricardo, também do efetivo da Assessoria de Inteligência do DCTA.

A palestra abordou temas sobre o uso da internet de maneira segura, os riscos, os cuidados e a proteção. Temas como roubo de dados, jogos on-line, ciberbulying, sexting, camfecting, comunicadores instantâneos, redes de relacionamentos, blogs, fotologs, microblogs redes P2P e jogos online foram abordadas com ênfase, pois a platéia era formada por basicamente por jovens e adolescentes entre 10 e 17 anos.

Ao final da palestra foram distribuídas cerca de 900 cartilhas (Cartilha SaferDic@s ) cedidas pela SaferNet Brasil.

A SaferNet Brasil tem como ideal transformar a Internet em um ambiente ético e responsável, que permita às crianças, jovens e adultos criarem, desenvolverem e ampliarem relações sociais, conhecimentos e exercerem a plena cidadania com segurança e tranqüilidade.

Uma série de palestras, como esta, deverá ser realizada durante o próximo ano, visando atingir os jovens militares ingressos para o serviço militar e o público jovem residente no interior do Campus do DCTA (Vila Residencial).

Maiores informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone (12) 3947-6772 ou informações sobre a SaferNet Brasil podem ser obtidas no site http://www.safernet.org.br/site/



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo, parabéns ao DCTA.

Comentários

  1. No nosso contexto, vale a penas ressaltar, como ficou muito evidente com o caso da espionagem americana sobre o restante do Mundo, inclusive de seus aliados políticos, que a ÚNICA maneira de garantir o uso de uma internet segura, é o país ter domínio completo do caminho das informações.

    É o mesmo caso do GPS. Porque será que os russos desenvolveram o Glonass? Só para ser diferente? Não! Eles queriam é ser independentes da tecnologia dos Estados Unidos. O mesmo fizeram os chineses. E não adianta, estrategicamente, o Brasil ter os dois ou os três, pois o Mundo hoje está todo amarrado economicamente, e no caso de um conflito, os Estados Unidos "desligam" o GPS para determinado país, e força seus parceiros econômicos (hoje em dia Rússia e China são parceiros econômicos dos Estados Unidos), a desligarem os sistemas deles também.

    Casos concretos ocorreram durante a guerra das Malvinas por exemplo, e vejam o caso do acesso ao site da NASA. Depois de uma invasão de hackers que fez uso de endereços IP daqui do Brasil, a NASA simplesmente "desligou" o acesso ao seu site para a América do Sul através de endereços IP virtuais. Dependendo da sua operadora, se ela usa IPs virtuais, você não consegue acessar o site da NASA, só burlando através de configurações e "fingindo" que você está acessando dos Estados Unidos.

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário