Nave Espacial da Virgin Explode Durante Voo Teste; 1 Morre

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (31/10) no “Portal TERRA” destacando que infelizmente ontem a nave americana SpaceShipTwo, da empresa Virgin Galactic, explodiu em seu voo teste matando um dos pilotos.

Duda Falcão

ESTADOS UNIDOS

Nave Espacial da Virgin Explode
Durante Voo Teste; 1 Morre

Dois pilotos de teste estavam a bordo; um morreu e
Outro foi resgatado e encaminhado a um hospital

Foto: ABC News / Reprodução
Pedaços da nave caíram no solo americano.

A nave SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, sofreu uma "anomalia em voo" nesta sexta-feira, anunciou o operador do voo comercial em uma publicação no Twitter. Segundo o site NBC News, a anomalia envolveu uma grande explosão e a queda da nave. Um piloto teria morrido.

"Durante o (voo de) teste, o veículo sofreu uma anomalia séria, que resultou na perda da SpaceShipTwo. Nossa primeira preocupação é a situação dos pilotos, que no momento é desconhecida", informou a empresa em uma publicação no Twitter.

Mais cedo, a empresa publicou: "A SpaceShipTwo sofreu uma anomalia em voo. Um comunicado e informações adicionais serão divulgados em breve", também sem dar detalhes sofre o ocorrido. A nave decolou às 09h19 no horário local, na Califórnia, nos EUA (às 12h19 no horário de Brasília). 

A nave, que ainda está em fase de testes e que normalmente transporta dois pilotos, foi colocada no topo de uma aeronave maior, conhecida como WhiteKnightTwo e, então, liberada para um teste do motor de seu foguete.

Os dois pilotos que voavam na nave estavam equipados com pára-quedas. De acordo com a imprensa internacional, um dos pilotos está morto e o outro foi resgatado e encaminhado a um hospital.

Segundo o fotógrafo Ken Brown, que fazia a cobertura do voo de teste, uma explosão aconteceu em pleno voo e, mais tarde, pedaços da nave caíram no solo. Informações oficiais serão divulgadas em breve, em uma entrevista coletiva realizada pela Virgin Galactic.

A empresa planeja vender, nos próximos anos, viagens com a nave SpaceShipTwo, para transportar passageiros a cerca de 62 quilômetros acima da Terra, a fim de disponibilizar a experiência de uma viagem espacial ao público.

Mais de 800 pessoas pagaram ou fizeram depósitos para voar a bordo da nave espacial. A nave espacial é baseada em um protótipo, chamado SpaceShipOne, que há 10 anos ganhou o direito de desenvolver a primeira nave espacial privada para voar no espaço.

Esse é o segundo incidente envolvendo a indústria espacial comercial americana, em uma semana. Na última terça-feira, um foguete Antares não tripulado explodiu logo após a decolagem, na costa do Estado de Virginia, nos EUA.

Foto: KABC TV / AP
Nave SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, sofreu uma
"anomalia em voo" nesta sexta-feira. Anomalia
envolveu uma grande explosão e a queda da nave.
Foto: Twitter
"Durante o (voo de) teste, o veículo sofreu uma
anomalia séria, que resultou na perda da SpaceShipTwo.
Nossa primeira preocupação é a situação dos pilotos, 
ue no momento é desconhecida", informou a empresa
em uma publicação no Twitter.
Foto: Twitter
Dois pilotos que voavam na nave estavam equipados
com pára-quedas. De acordo com a imprensa
internacional, um dos pilotos está morto e o
outro foi resgatado e encaminhado a um hospital.
Foto: KTLA / Reprodução
Segundo o fotógrafo Ken Brown, que fazia a
cobertura do voo de teste, uma explosão aconteceu em
pleno voo e, mais tarde, pedaços da nave caíram no solo.


Fonte: Portal Terra - 31/10/2014 - http://noticias.terra.com.br/

Comentário: Pois é leitor, um grande golpe na empresa Vingin Galatic e um duro golpe na imagem do Turismo Espacial como um todo. Também serve como alerta aos atuais desgovernantes do Brasil que brincam de fazer Programa Espacial, e também para a própria Sociedade Brasileira. Senhora do Trono, depois não venha com lágrimas de crocodilo dizendo que não foi avisada. Aproveitamos para agradecer ao leitor Bernardino Coelho da Silva pelo envio desta notícia.

Comentários

  1. Vejam, nesse contexto, existem algumas abordagens diferentes. Existem projetos como o da SpaceX, que são bem factíveis e "pé no chão". Já outros, como esse da Virgin, sempre me pareceram um tanto aventureiros e sem propósito. A assim chamada "corrida espacial" deu uma bela estagnada. A economia mundial não aguentou o tranco, e viagens espaciais vão continuar sendo realizações de alguns poucos por um bom tempo ainda.

    Minha opinião é que com as tecnologias atualmente em uso, viagens turísticas ao espaço próximo; colonização da Lua e uma viagem tripulada à Marte, são apenas ficção. Talvez se houver uma mudança muito grande nos rumos das economias e políticas mundiais, talvez daqui mais uns cem anos, e com outro nível de tecnologia, possamos pensar em voltar a tratar esses assuntos seriamente.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. " HÁ IMPREVISIBILIDADE DO ACIDENTE....."

    Como dizia, o Engº Werner Von Braun; -" Quando algo sai errado, no inicio do projeto , eu fico mais satisfeito do que quando funciona bem. Um fracasso indica exatamente onde errei. Mas êxitos de hoje, pode esconder deficiências que comprometeriam outros êxitos mais importantes amanhã ".
    Quem arriscaria de contestar os trabalhos responsáveis das empresas: ORBITAL SCIENCES e da VIRGIN GALACTIC ? Será que a segurança devida foi abocanhada pela alta confiança emotiva ? Vale apenas dizer, que as questões relacionadas aos riscos potenciais destes empreendimentos, são GRANDES e IMPREVISÍVEIS ! Verifica-se que se chama VULNERABILIDADE o fator humano envolvido neste processo de conhecimento, expostos aos imprevistos das emergências graduais e instantâneas.
    Pode-se creditar o crescente aumento dos riscos envolvidos, inerentes aos desafios da conquista do espaço, e a extraordinária expansão de inúmeras empresas que surgem e advêm deste mercado competitivo em lançar satélites e da exploração de lançamentos do turismo espacial.
    Restam portanto, identificar duas questões: buscar-se uma nova conceituação , uma Regulamentação governamental adequada, para viabilizar o investimento de mais PESQUISAS , o PREMATURO desejo de levar turistas ao espaço, associada aos riscos do empreendimento que, ora oscila no mundo das concorrências visando o financeiro . E a busca avassaladora demasiada em ser o primeiro e pioneira empresa a realizar tal advento cientifico com referências a outros concorrentes. Leva todo este aparato de disputas, uma conseqüência sem precedentes, gerando neste momento , a perda gradual da confiança do público rico interessados em ser mais um passageiro sub-orbital.
    RISCOS nessa acepção, significa PERIGO ! Potencialidade de dano físico, previsibilidade de perda irrecuperável, ou de responsabilidade de DANOS GERAIS, compreendidos os eventos incertos e futuros inesperados, mas, temidos ou receados pelos " FUTUROS PRETENDENTES", que já garantiram suas vagas, pagando intermináveis milhões dólares.
    Por está minha concepção de observar os acontecimentos, evidencia-se que todo prejuízo é imputado ao seu autor ou mentor do empreendimento, e reparado por quem o causou por negligência ou falta da prevenção corretiva nestas espetaculares máquinas, independentemente de se cogitar da idéia de CULPA .
    Lembram-se do acidente com o VLS que ceifou 21 técnicos brasileiros? E por que não comentar do acidente do ônibus espacial, causado por congelamento extremos, uma noite antes do lançamento e a maioria do técnicos subestimou as intempéries !

    ResponderExcluir

Postar um comentário