IFI Recebe Visita dos Ministérios da Defesa e do Planejamento, Orçamento e Gestão

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (27/11) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) recebeu visita dos Ministérios da Defesa (MD) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Duda Falcão

IFI Recebe Visita dos Ministérios da Defesa
e do Planejamento, Orçamento e Gestão

IFI
27/11/2014

No último dia 21, Júcilli Ferreira e Herval Lacerda, do Ministério da Defesa, e Mauro Henrique Macedo e Kesley Morais, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, visitaram o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI. A visita teve como objetivo mostrar aos órgãos federais a necessidade de aumento de mão de obra especializada no Instituto, com vistas à aprovação da contratação temporária de 34 servidores por até quatro anos, através da Lei nº 8.745/93.

O diretor do IFI, Coronel Aviador Marcelo Franchitto, apresentou aos visitantes o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA - e ressaltou a importância das atividades para o desenvolvimento do complexo aeroespacial nacional, além de abordar a questão de necessidade atual de reposição de pessoal e o cenário iminente de aumento expressivo das aposentadorias de servidores civis na organização. Dando sequência, o Tenente Coronel Aviador Araujo apresentou o IFI, sua missão, organização e a diversidade de processos gerenciados pelo Instituto. Por fim, o Engenheiro Limonge destacou os desafios relacionados à certificação dos Projetos KC-X (aeronave KC-390) e F-X2 (aeronave Gripen E/F), o que irá demandar aumento temporário na carga de trabalho do Instituto nos próximos anos.

Os visitantes percorreram algumas instalações do Instituto, incluindo a Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), que já possui estrutura para receber os servidores temporários pretendidos, bem como conheceram o Laboratório de Medidas Eletromagnéticas. Além disso, os integrantes dos Ministérios aproveitaram para conhecer os programas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – o ITA , o Túnel do vento, laboratório Aerodinâmico Subsônico do Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE e o Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB.



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Para mim pura perda de tempo, pelo menos no que diz respeito ao aumento de mão de obra no IAE visando às atividades do PEB. Por mais que esses servidores do MD e do MPOG se sensibilizasse com toda esta situação (coisa que eu não acredito, para mim eles foram a SJC passear) a política na área foi estabelecida desde que a “Ogra” assumiu o poder, e neste segundo governo dela só será dado sequência na mesma. Entretanto é louvável notar nesta iniciativa do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) que a direção do DCTA está fazendo de tudo a seu alcance para mudar esta situação. Temo infelizmente que não seja o suficiente.

Comentários

  1. Olá, achei uma noticia interessante sobre descobertas realizadas na missão Texus-49 em 2011 pelo VSB-30.

    http://www.europapress.es/ciencia/laboratorio/noticia-adn-sobrevive-espacio-reingreso-atmosfera-20141127102429.html


    http://elpais.com/elpais/2014/11/26/ciencia/1417018562_648620.html

    Mas infelizmente nenhuma citação sobre o VSB-30.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,

      Infelizmente, ou felizmente, sei lá, no caso de experiências com foguetes de sondagem, o foguete em si, é apenas um meio. O importante e efetivamente valorizado, é o experimento (carga útil) que ele conduz.

      É por isso que eu defendo fervorosamente a criação de uma carga útil mínima padrão para os nossos foguetes de treinamento FTB e FTI, o mais rápido possível, pois lançá-los sem carga útil, os tona pouco mais que um experimento de artilharia.

      No caso dos links citados, são duas reportagens sobre o experimento que comprovou que o DNA, mesmo submetido ao lançamento e reentrada "sobrevive", ou seja mantém sua capacidade de transmitir características genéticas.

      Seguem os links novamente:

      El ADN sobrevive al espacio y al reingreso en la atmósfera

      ADN adherido a un cohete sobrevive al despegue y reentrada en la atmósfera

      Excluir

Postar um comentário