IAE Inicia a VII SIPAS

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (11/11) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) destacando que o instituto deu início a “7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes em Serviço - VII SIPAS”.

Duda Falcão

IAE Inicia a VII SIPAS

Publicada em 11/11/2014 - 08:27
Atualizada em 11/11/2014 - 08:27


O Instituto de Aeronáutica e Espaço deu início nesta segunda-feira, dia 10 Nov, a sua 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes em Serviço - VII SIPAS, organizada pelos participantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em Serviço - CIPA.

O evento teve a sua abertura realizada pelo Diretor do IAE, Brig Eng Leonardo Magalhães Nunes da Silva que em suas palavras, ressaltou a importância deste trabalho no âmbito das atividades desenvolvidas no instituto.

Também fez uso da palavra o Presidente da CIPA e subdiretor de administração do IAE, Cel Eng Antônio Carlos Ponce Alonso, que fez um breve histórico das atividades da comissão e agradeceu o empenho do grupo na organização do evento.

Em seguida, foi proferida a primeira palestra do evento pelo senhor Claudius D'Artagnam Barros, da Propar Gestão Empresarial, intitulada “5S COM FOCO NO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA QUALIDADE”.

Ao longo de toda a semana, acontecerão palestras discorrendo sobre vários temas e neste ano, a 7ª SIPAS ocorre de forma conjunta com o Dia da Qualidade.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários

  1. Extra ! Extra ! Notícia do mês do nosso programa espacial...

    Foram abertos os eventos da comissão interna de prevenção de acidentes do IAE.

    Como toda empresa um pouco maior faz, sem tanto alarde.

    Parece piada mas é sério.

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe mas achei desnecessário a ironia do seu comentário. Não há alarde nenhum em se comentar um evento do Instituto, na própria página do mesmo. Para todas os funcionários do IAE, que trabalham com atividades reconhecidamente sensíveis e periculosas, é extremamente importante ver o IAE se preocupando sim em realizar Semanas de Prevenção, Eventos da Qualidade, manter comissão interna de prevenção de acidentes atuante e zelar para que esses dois conceitos(segurança e qualidade) façam parte do dia a dia das atividades do instituto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Eu concordo com a sua colocação. Infelizmente o Marcos as vezes exagera em seus comentários, mas enfim... é o jeito e forma dele pensar e agir e temos de respeitar, apesar de não concordarmos com ele nestas ocasiões.

      Abs

      Duda Falcão
      (Brazilian Space)

      Excluir
  3. Parabéns ao IAE pela continuidade da realização de evento tão importante para as atividades do Instituto.
    Só lamentamos o posicionamento do autor do primeiro comentário que infelizmente não reconhece ou não valoriza a importância dessas atividades.

    ResponderExcluir
  4. Senhores,

    Obviamente, estou MUITO longe de ser dono da verdade. Meus comentários muitas vezes ácidos, tem o exato objetivo de provocar discussões (com um mínimo de educação).

    Mas prosseguindo: como nos dias de hoje até mesmo a visita de bispos ao CLA vira manchete, deixa quieto...

    Tem uma empresa europeia que também deve ter lá o seu programa interno de prevenção de acidentes, o que sem dúvida nenhuma é de extrema importância para todos os envolvidos, no entanto, no momento eles estão priorizando outra coisa. Uma missão antiga, que teve início em 2004:

    Rosetta rendezvous with a comet.

    ResponderExcluir
  5. O assunto sem dúvida é MUITO sério.

    É claro que todos esperamos que esses trabalhos internos venham a impedir consequências fatídicas como as de 2003, que talvez por falta de uma comissão de prevenção de acidentes atuante, acabou permitindo que equipamentos de segurança essenciais de prevenção de detonações intempestivas fossem usados.

    Quem estudou os relatórios, deve saber do que eu estou falando.

    Enfim, minha revolta é que ao longo de um ano de atividades, ao invés de manchetes sobre realizações na área fim dessas instituições, o que mais se vê são manchetes de visitas, eventos culturais e de segurança interna, que apesar de todos terem lá a sua necessidade e importância, deveriam ficar em segundo plano nas manchetes dos órgão de divulgação.

    Venho acompanhando aqui pelo blog, que é uma espécie de concentrador de notícias sobre esse tema, e fico um tanto decepcionado, quando a maior parte das manchetes são sobre atividades administrativas e não sobre a atividade fim.

    Quem duvida, basta fazer uma pesquisa rápida em cada um dos sites de notícias de todos esses institutos e da AEB. Vocês vão constatar esse fato, ao meu ver muito decepcionante.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a natureza da atividade espacial conduzida pelas Instituições de Pesquisa, não permite que grandes eventos como Lançamento de foguetes e colocação de satélites em órbita, ocorram no dia a dia e preencham as manchetes dos seus sites de notícias. Como exemplo, cito a realização da Operação Raposa, ocorrida recentemente, que é fruto de anos de trabalho e dedicação.
      Por outro lado, avanços e realizações intermediárias nem sempre podem ser divulgados por razões óbvias.

      Excluir

Postar um comentário