Fernando Morais Vai Contar a História do INPE Em Seu Novo Livro

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (11/11) no site do jornal “O VALE”, destacando que o escritor Fernando Morais vai contar a história do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em seu novo livro.

Duda Falcão

HOME

Fernando Morais Vai Contar a História
do INPE Em Seu Novo Livro

Autor de ‘Chatô’ visita hoje instituto em S. José e deve
acompanhar lançamento do CBERS em dezembro

Lauro Lam 
Especial para O Vale
November 11, 2014 - 00:11

Foto: Divulgação
O escritor Fernando Morais.

O mais novo projeto editorial do escritor Fernando Morais terá São José dos Campos como cenário de uma história que pretende contar todos os detalhes do antes e depois da instalação do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) na cidade.

O embrião do instituto foi instalado em 1961 por meio do decreto presidencial que criou o GOCNAE (Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais).

Para mostrar o projeto desde a fase sanatorial de São José, chegando ao polo tecnológico reconhecido internacionalmente, o escritor fará uma visita hoje ao INPE, a partir das 10h30, onde será recepcionado pelo diretor do instituto, Leonel Perondi.

O escritor Fernando Morais já passeou pela história do CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial) por conta da biografia do marechal Casemiro Montenegro, um dos fundadores do local.

Agora, a ideia é integrar uma nova obra juntamente com a história do programa espacial brasileiro, com a contextualização e peculiaridades vivenciadas por aqui.

Segundo a assessoria do escritor, o novo livro deve começar a ser escrito em 2015, ainda sem data para o lançamento.

Ao contrário da obra, Morais já tem compromisso marcado para o dia 7 de dezembro deste ano: ele estará na comitiva brasileira que vai acompanhar o lançamento do satélite CBERS 4, na China.

O objetivo seria o início da produção de um vídeo-documentário sobre os avanços tecnológicos obtidos pelo Brasil nas últimas décadas na corrida espacial.

Sindicato. Dentro do cronograma da visita de hoje, o escritor também vai se reunir com a direção do Sindicato de Ciência & Tecnologia, às 14h.

Na pauta, devem entrar não só o lançamento como também as reivindicações da categoria, como o combate a privatização do setor.

“Estamos buscando a soberania para sairmos da dependência tecnológica que o Brasil sofre atualmente. A China, por exemplo, produz artefatos próprios há muito tempo.

Conhecemos eles em 1988 e, de lá para cá, ficaram bem a frente de nós no quesito tecnológico. Digo que ainda estamos patinando”, disse Vitor Portezani, ex-diretor do sindicato.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” – 11/11/2014

Comentários

  1. É uma grande notícia, já que Fernando Morais é um dos maiores escritores brasileiros jornalísticos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário