AEB Esclarece Nota do Blog Sobre o Suposto Projeto de Satélite Entre o INPE/DLR

Olá leitor!

Recebi agora a pouco um e-mail do Sr. Ubirajara Moreira da Silva Júnior, coordenador de comunicação da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Agência Espacial Brasileira (AEB), com uma nota de esclarecimento direcionada ao BLOG, escrita pelo do Sr. José Monserrat Filho (chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da AEB), tendo como objetivo esclarecer a nota intitulada “INPE e DLR Irão Desenvolver Satélite Conjunto. Será?” postada que foi dia 10/11 em nosso BLOG.

Segundo o Sr. José de Monserrat o objetivo deste Programa de Cooperação a ser assinado entre a AEB e a DLR (tendo o INPE como instituição executora) será implementar um programa conjunto de monitoramento por satélites de queimadas e incêndios florestais, especialmente na Região do Cerrado.

“Esse monitoramento será feito pelo satélite TET-1, já existente, bem como pelos satélites BIROS, com lançamento programado para 2015. Tais satélites combinados formam a constelação alemã FireBIRD”, complementa o Sr. Monserrat.

Assim sendo, o pesquisador titular do INPE, Alberto Waingort Setzer, está indo à Berlim justamente para tratar da execução deste programa conjunto de monitoramento de queimadas e incêndios florestais no Brasil tendo como o emprego o uso de satélites alemães. Em resumo, não se trata então de um projeto de construção conjunta de satélites.

O Blog BRAZILIAN SPACE agradece ao Sr. José Monserrat Filho pelo esclarecimento e espera que esta postura de agora passe a ser o caminho adotado pela Agência toda vez que houver dúvidas (transparência sempre, afinal este é o caminho da credibilidade), especialmente com pendências como o do misterioso Projeto SERPENS e a má vontade do governo para com os verdadeiros projetos de veículos lançadores de satélites do país, entre outros.

Duda Falcão

Comentários