Satélite CBERS-4 - MCTI Enviará Nova Força Tarefa do INPE à China

Olá leitor!

Diário Oficial da União (DOU) de hoje (02/10) publicou sete despachos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), autorizando uma nova Força Tarefa formada por servidores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a viajarem à China para participarem de atividades de preparação para o lançamento do Satélite CBERS-4. Abaixo seguem os despachos como publicados no DOU.

Duda Falcão

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

DESPACHO DO MINISTRO
Em 1º de outubro de 2014

Afastamentos do país autorizados na forma do Decreto nº 1.387, de 07 de fevereiro de 1995:

NELSON MAKOTO ITO, Tecnologista Sênior III do INPE, participar, na qualidade de responsável pelas atividades de testes do subsistema MUX, do programa CBERS, da campanha de lançamento do satélite CBERS FM4, desde a preparação, testes elétricos sistêmicos e lançamento, em Beijing/China, no período de 05.10 a 13.12.2014, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

RINALDO DE MORAES MARQUES, Técnico III do INPE, participar da montagem, integração e testes do modelo de voo do satélite CBERS-4 como responsável pelos testes do Subsistema WFI (câmera brasileira de imageamento) testes elétricos fases de teste: C1, C2, D e da campanha de lançamento do satélite na base de lançamento de Taiyuan (TSLC), em Pequim/China, no período de 05.10 a 13.12.2014, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

MAURO KAKIZAKI, Tecnologista Sênior III do INPE, participar, como responsável brasileiro pela Integração Mecânica e Medida de Alinhamento Óptico, das atividades a serem realizadas em conjunto, pelas equipes técnicas do INPE e da CAST, para a campanha de lançamento do satélite CBERS/FM4, em Pequim/China, no período de 05.10 a 21.11.2014, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

ADALBERTO PACÍFICO COMIRAN, Tecnologista Sênior III do INPE, participar dos testes elétricos do satélite sino-brasileiro CBERS-4 como responsável pelos subsistemas brasileiros de radiofrequência; participar do grupo de trabalho da ISO para normatização dos testes magnéticos de sistemas espaciais, em Pequim e Província de Shanxi/China, no período de 05.10 a 08.11.2014, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA PEREIRA JUNIOR, Tecnologista Sênior III do INPE, participar, na qualidade de Coordenador do Segmento Espacial do Programa CBERS, da coordenação das atividades de embalagem e transporte do satélite CBERS-4 do Centro Espacial em Beijing/China para a Base de Lançamento em Taiyan/China e dos testes elétricos pós-transporte do satélite, em Beijing/China, no período de 09.10 a 23.10.2014, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

SERGIO NORIO ITAMI, Tecnologista Sênior do INPE, participar, na qualidade de responsável pela Garantia do Produto do Programa CBERS 3&4, das atividades de acondicionamento do Satélite CBERS-4 em container, do transporte do satélite até a base de lançamento do Taiyuan e acompanhar os testes elétricos que antecedem o lançamento do satélite, em Beijing/China, no período de 09.10 a 08.11.2014, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

ANTONIO CLARET PALEROSI, Tecnologista Sênior do INPE, participar, como responsável brasileiro pelo AIT (Assembling, Integration and Test) e pela parte mecânica do SAG (Solar Array Generator), ambas no âmbito do programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), da campanha de lançamento do satélite CBERS-4 na base de lançamento de TSLC (Taiyan Satellite Launch Center), em Beijing/China, no período de 09.10 a 13.12.2014, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

CLELIO CAMPOLINA DINIZ


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - Seção 2 - pág. 06 - 02/10/2014

Comentário: Bom leitor fica claro a cada dia que passa que o esforço do INPE para cumprir a data de lançamento do CBERS-4 divulgada pela AEB (07 de dezembro) demonstra o comprometimento deste instituto em realizar a sua missão. Quando estive no INPE em abril deste ano, me foi dito que atingir essa meta em apenas um ano era tecnicamente difícil, mas não havia problemas de recursos (a AEB e o governo estavam liberando os recursos necessários dentro do prazo) e o INPE não mediria esforços para cumprir esta meta. Veja você leitor que, se realmente o CBERS-4 for lançado na data prevista (coisa que eu ainda não acredito - vamos aguardar o fim das eleições), será uma clara demonstração de que quando o governo faz a sua parte, a comunidade espacial dá o retorno, mesmo hoje tendo de enfrentar uma legislação altamente inadequada e burrocratica.

Comentários