INPE Realiza Evento Multidisciplinar Sobre Redes Complexas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (03/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto irá realizar entre os dias 06 e 11/10 o III Workshop and School on Dynamics, Transport and Control in Networks – ComplexNet”.

Duda Falcão

INPE Realiza Evento Multidisciplinar
Sobre Redes Complexas

Sexta-feira, 03 de Outubro de 2014

Entre os dias 6 e 11 de outubro, o III Workshop and School on Dynamics, Transport and Control in Networks - ComplexNet reunirá profissionais de biologia, computação, engenharia, ecologia, física, matemática, meteorologia, entre outras áreas, para discutir e apresentar estudos sobre redes complexas, seus fundamentos e aplicações. Com 8 minicursos e 25 palestras, a terceira edição do ComplexNetacontece no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Aplicações em redes complexas estão em várias áreas, desde Neurociência e Engenharia, até Sociologia e Economia. Durante o evento serão apresentados fundamentos da auto-organização dinâmica em redes complexas gerais e suas aplicações em sistemas que envolvem lasers, interação entre neurônios, sistema Terra, complexidade, robôs autônomos móveis, sistemas de distribuição de energia, entre outros.

“Este evento se relaciona ao projeto intitulado ‘Fenômenos Dinâmicos em Redes Complexas’, uma colaboração internacional entre Brasil e Alemanha, com o suporte financeiro da FAPESP e do DFG (sigla em inglês para Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa). Este projeto objetiva empreender o desenvolvimento da Teoria das Redes Complexas e aplicá-la no modelamento de sistemas climáticos, neurológicos e óticos e, também, na elaboração de estratégias de controle aplicáveis a veículos autônomos em formação e de processamento e armazenamento de padrões dinâmicos”, explica Elbert Macau, pesquisador do INPE e um dos coordenadores do ComplexNet.

Os minicursos da Escola serão realizados entre os dias 6 e 8 para pós-graduandos e pós-doutorandos ligados ao projeto. As palestras e painéis do Workshop envolverão todos os pesquisadores e participantes do projeto, visando avaliar os resultados obtidos e propiciar o planejamento de atividades para 2016.

O projeto “Fenômenos Dinâmicos em Redes Complexas” é liderado pelo INPE, do lado brasileiro, e pela Humboldt University, do alemão.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postar um comentário