DCTA Participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (14/10) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que este departamento está participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, inclusive apresentando a sociedade o Projeto do nanosatélite ITASAT-1.

Duda Falcão

DCTA Participa da Semana Nacional
de Ciência e Tecnologia em Brasília

1S Felix/DCTA
14/10/2014

Foto: 1S Felix/DCTA

A Força Aérea Brasileira marca presença na Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, em Brasília/DF, iniciada nesta segunda-feira (13). O evento, que se estenderá até o próximo domingo, está sendo realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e conta com a participação de diversas entidades e órgãos governamentais voltados para o desenvolvimento técnico-científico.

Neste ano, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) traz novidades ao público da capital federal. Entre elas, destaca-se o Projeto ITASAT-1, que consiste no desenvolvimento de um nanosatélite com dimensões aproximadas de 7 cm³ e peso inferior a 8 kg. Posteriormente, após sua certificação, os nanosatélites poderão ser utilizados para embarcar cargas úteis destinadas à missões estratégicas, como por exemplo, sistemas de  comunicações seguros e de imageamentos.

A equipe do projeto, composta por dez alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), prevê o primeiro lançamento experimental a ser lançado no segundo semestre de 2015. Esse lançamento terá por finalidade a obtenção de certificação da estrutura e do subsistema do modelo de voo do satélite.

Seus componentes estão em exposição no estande da FAB, bem como outros projetos de defesa e espaço, como sistemas de propulsão hipersônica, maquetes de mísseis, foguetes e do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Como outubro é também o mês das crianças, estão sendo realizadas oficinas de arte, cujo matérias-primas são objetos considerados lixo eletrônico e sucatas, além de recorte e cole e desenhos para colorir. Já os apaixonados pela aviação, têm a oportunidade de pilotar uma aeronave Gripen-NG em voo virtual de reabastecimento (REVO), em operação conjunta com uma aeronave KC-390.

A fim de orientar os jovens na escolha de suas carreiras, militares dos diversos quadros de pessoal da FAB orientam os visitantes quanto às possibilidades de ingresso, cursos de formação e principais atividades desenvolvidas por oficiais, graduados e praças nas mais diversas Organizações Militares espalhadas pelo Brasil.


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo e isto que é transparência. Parabéns ao DCTA e em especial ao Major Elói Fonseca e toda sua equipe do ITASAT-1.

Comentários

  1. Obrigado Duda pelo apoio de todos ao projeto. Uma correção a tempo, o volume do satélite é inferior a 7 dm³ e não 7 cm³, pois são 6U + trilhos e arestas e cada 1U tem 1dm³.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Major Eloi!

      Não há de que, é apenas um reconhecimento do belo trabalho que vocês vem realizando. Quanto a sua informação já está registrada em seu comentário, mas infelizmente não tenho com alterá-la no texto acima, pois o mesmo é de autoria do DCTA.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário