UFABC Firma Convênio Com Universidade Russa

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (31/07) no site da “Universidade Federal do ABC (UFABC)” destacando que esta universidade firmou recentemente um convênio com a “Samara State Aerospace University (SSAU)”, da Rússia.

Duda Falcão

UFABC Mantém Convênio
Com Universidade Russa

Assessoria de Comunicação e Imprensa
31/07/2014

A Universidade e a Samara State Aerospace University (SSAU), na Rússia, firmaram recentemente um convênio de intercâmbio voltado a alunos de graduação, pós-graduação e professores. Com prazo de funcionamento previsto em dois anos, essa iniciativa pretende criar oportunidades de cooperação e troca de conhecimento, fortalecer os programas de pós-graduação e auxiliar o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa aeroespacial e em engenharia mecânica na UFABC, na SSAU e nos países envolvidos.

Os interessados em fazer parte dessa cooperação devem apresentar um projeto de pesquisa em engenharia aeroespacial ou mecânica — é preciso que na universidade russa haja um pesquisador, área ou linha de investigação compatível com a demanda. Informações sobre a SSAU podem ser obtidas no sítio www.ssau.ru/english.

Em Samara, o professor responsável pelo convênio, Gafurov Salimzhan, fará a intermediação entre os pesquisadores das duas universidades. Na UFABC, esse papel caberá ao professor André Fenili (andre.fenili ufabc.edu.br) do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) e atual coordenador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFABC.


Fonte: Site da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comentário: Grande notícia para o PEB e mais um importante gol nessa área dessa inovadora universidade do ABC paulista. Parabéns a galera da UFABC e bola para frente.

Comentários

  1. A UFRGS também possui parceria de pesquisa com o Moscow Engineering Physics Institute (MEPhI) para pesquisa conjunta em componentes eletrônicos protegidos contra radiação. Inclusive, esse ano a UFRGS teve um grande número de trabalhos na principal conferência na área, a Nuclear and Space Radiation Effects Conference (NSREC), com quatro trabalhos apresentados. Nessa conferência também houve um trabalho de algumas pessoas da USP, UniFEI e Renato Archer relatando o primeiro teste de radiação de componentes eletrônicos para íons pesados no Brasil, realizado na USP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo!

      Que bom saber disso, muito bom mesmo. Um dos caminhos que devemos seguir é este. Parabéns a UGRGS, a USP, a UniFEI e o Centro Renato Archer.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário