Projeto de Nanosatélite Nacional Passa Por Revisão no Japão

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (07/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Nanosatélite AESP-14 (cubesat) passa por revisão no Japão.

Duda Falcão

Projeto de Nanossatélite Nacional
Passa Por Revisão no Japão

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Foto: Divulgação/ITA
Modelo de engenharia do AESP-14

Brasília, 7 de agosto de 2014 – Três engenheiros brasileiros participam hoje (7), no Japão da análise final do Relatório de Avaliação de Segurança (SAR, na sigla em inglês) do projeto do AESP-14, satélite de pequeno porte desenvolvido pelo Instituto Tecnológica de Aeronáutica (ITA) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com financiamento da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O nanossatélite, que está no Brasil, será enviado em setembro próximo para os Estados Unidos, onde será integrado ao dispositivo de lançamento. A seguir, o AESP-14 será transportado para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) de onde tem programação para ser colocado no espaço em outubro.

O lançamento é agenciado pela Japan Manned Space Systems Corporation (Jamss), empresa por meio da qual a agência espacial japonesa Jaxa comercializa o lançamento de satélites de pequeno porte utilizando  o JEM Small Satellite Orbital Deployer – J-SSOD.

O cubesat AESP-14, cujo objetivo é acadêmico, tem hoje a participação de quatro alunos de graduação do curso de Engenharia Espacial, três alunos de mestrado, um aluno de doutorado, um pós-doutor, dois professores, dois rádio amadores e um coordenador.

Ele será o segundo satélite de pequeno porte nacional a ser colocado no espaço. O primeiro foi o NanosatC-Br1, lançado da Rússia em junho último e funcionando como planejado.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor além da CCS da AEB continuar escrevendo a palavra nanosatélite de forma errada, a foto que acompanha a nota que já foi divulgada aqui no Blog é na realidade do ‘Modelo de Voo’ do AESP-14 e não do ‘Modelo de Engenharia’, mas enfim... coisas da CCS da AEB, fazer o que?

Comentários

  1. Isso ai dá a dimensão exata do descaso...

    Acessoria de imprensa de organizações científicas devia ser levada minimamente à sério.

    É inadmissível que orgãos científicos divulguem notas cheias de informações erradas e nem as legendas das fotos correspondem ao objeto tratado.

    E mais uma vez, o nome dos profissionais envolvidos é jogado na vala comum da incompetência, pois não se manifestam contra esse estado de coisas,..

    Absurdo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário