Professor Universitário Piauiense Constrói Telescópio Com Webcam

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (25/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que professor universitário do Piauí constrói telescópio com webcam.

Duda Falcão

Professor Universitário Constrói
Telescópio Com Webcam

UOL


Brasília, 25 de agosto de 2014 – Fascinado por astronomia, o professor de jornalismo Achylles Costa, de 54 anos, montou um telescópio caseiro e conseguiu, na semana passada, filmar com adaptação de uma webcam o planeta Saturno no céu de Teresina (PI).

O modelo de telescópio criado por Costa é newtoniano de 180mm e foi montado em 2003, mas só agora o professor conseguiu adaptar uma webcam, anexar ao instrumento ótico e filmar Saturno e outros planetas com nitidez.

O telescópio é composto basicamente de uma lente ocular, um espelho côncavo e o focalizador, além da webcam, que é adaptada para substituir a lente para filmar os planetas. “Poderia ter escolhido Júpiter, mas nesse período é a fase que ele passa seis meses aparecendo de dia e não é possível a sua visualização devido à luz do Sol”, diz o professor.

O equipamento agora está pronto para captar imagens da transição de Saturno, que ficará oculto pela lua, que estará 33% mais iluminada, no próximo domingo (31). “A transição de Saturno é um dos fenômenos mais belos da astronomia e o telescópio já está pronto para filmar o planeta sendo coberto pela lua e depois surgindo ao lado dela”, informa Costa.

Observação - Ele conta que escolheu registrar Saturno por ser um dos planetas mais bonitos e está no período de visualização noturna. Na América do Sul o fenômeno poderá ser observado no Brasil, Venezuela e Colômbia por observadores com lunetas e telescópios.

Costa é doutor em Comunicação Social e leciona na Universidade Federal do Piauí (UFPI), mas tem como hobby a eletrônica. “Para fazer o telescópio comprei as peças em sites e fui montando. A base fiz aqui em casa”, conta. Quando reuniu todas as peças, concluiu o trabalho em sete dias.

O telescópio do professor consegue aproximação entre 90 e 600 vezes. Ele custou cerca de R$ 2.500 e a webcam R$ 150.

Para quem quer montar um telescópio, Costa lembra que “Isaac Newton deixou toda explicação de montagem de telescópio e é só conhecer um pouco de ciência para se conseguir um. Hoje em dia existem sites que vendem peças feitas por outras pessoas e é só escolher e montar”, diz.

Costa é formado em técnico em eletrônica e já montou guitarras, aeromodelos, automodelos, rádios e transmissores.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários