INSA e Observatório Nacional Firmam Cooperação em Projeto de Observatório Astronômico no Semiárido

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (31/07) no site do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), destacando que este instituto e o Observatório Nacional (ON) firmaram cooperação em projeto de Observatório Astronômico no Semiárido.

Duda Falcão

INSA e Observatório Nacional Firmam
Cooperação em Projeto de Observatório
Astronômico no Semiárido

Ações conjuntas do INSA e ON priorizarão projetos
de educação ambiental para a Caatinga

Rodeildo Clemente
Assessoria de Comunicação do INSA
31/07/2014

Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI)

O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e o Observatório Nacional (ON), ambas Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência,  Tecnologia e Inovação (MCTI), formalizaram no dia 15 de julho, Acordo de Cooperação Técnico-Cientifica  para realização de projetos na área onde se encontra instalado o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI).

O OASI foi instalado no município de Itacuruba,  localizado no sertão de Pernambuco, para desenvolver estudos sobre asteroides e cometas em órbitas próximas da Terra.  Faz parte do projeto IMPACTON. A proposta da cooperação institucional é unir os conhecimentos do Insa e do ON para qualificar profissionais especialistas no bioma Caatinga a promover ações de educação ambiental em sintonia com os conceitos da astronomia e da observação do céu noturno.

São metas do Acordo de Cooperação produzir materiais de divulgação científica e educação ambiental, realizar eventos de conscientização sobre a importância da conservação da natureza com alunos da região, capacitar professores e moradores para tornarem-se replicadores de boas práticas ambientais por meio de palestras e workshops.

Segundo os temos do Acordo, o INSA cederá pesquisadores, técnicos, material didático-educativo sobre temas de relevância para o Semiárido, bem como equipamentos necessários para a execução dos projetos de preservação da Caatinga na área onde foi instalada o Observatório Astronômico. As pesquisadoras Teresinha Rodrigues e Daniela Larazzo, do ON, explicam que para uma boa visibilidade do céu noturno e o consequente sucesso do projeto OASI a região de Itacuruba (PE) deve ser livre de queimadas. E a única forma de evitar queimadas provocadas pela ação do homem é através da promoção da educação ambiental junto à população.

Conheça mais sobre o projeto IMPACTON


Fonte: Site do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) - http://www.insa.gov.br/ 

Comentários