AEB Analisa Proposta de Cooperação de Entidade Espanhola

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (01/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a agência analisa proposta de cooperação de entidade espanhola.

Duda Falcão

AEB Analisa Proposta de
Cooperação de Entidade Espanhola

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Foto: Divulgação/Vigo
Reunião para a apresentação da proposta espanhola.

Brasília, 1º de agosto de 2014 – Representantes das agências Espacial Brasileira (AEB) e Nacional de Águas (ANA) participaram na quinta-feira (31/7) de uma reunião de apresentação da proposta de cooperação do Centro Espacial da Galícia, na Espanha, com o Brasil. O encontro foi organizado pela Universidade de Vigo, em Vigo na Galícia.

Para o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel, a proposta é positiva. Segundo ele, a ação cooperativa prevê financiamento de projetos com os recursos de ambas as instituições, com investimentos iguais para as partes.

Participou ainda da reunião um representante da Visiona Tecnologia Espacial, empresa criada numa parceria entre a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a Telebrás para atuar no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Pois é leitor, já havíamos anunciado no Blog em primeira mão que essa reunião iria acontecer (veja aqui). Entretanto não sabíamos que a Visiona iria participar dessa reunião o que é um fato novo. No entanto, da mesma forma como a nota que postamos sobre a visita da conselheira americana, vamos falar a sério. É parceria com os americanos, com os japoneses, com os argentinos, com os ucranianos, com os russos, com os espanhóis e com o escambau a quatro. Sinceramente eu não entendo a matemática dessa gente. Como isso é possível se o orçamento da Agência só faz diminuir ano a ano? Pois é leitor, na verdade não há compromisso de se realizar nada, há não ser de se fazer propaganda para o governo, que se utiliza dessas oportunidades para se promover. Gente não há dinheiro e nem compromisso político tanto da Presidência da República, quanto do Congresso Nacional, que dê sustentação política financeira a tantos acordos e parcerias internacionais juntos. Programa espacial não é brinquedo e não se faz dessa forma, mas enfim...

Comentários