Equipes do CLA e IAE Realizam Testes Com Combustível Líquido de Foguetes

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (27/06) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que o centro e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizaram na primeira quinzena de junho testes com combustível líquido de foguetes.

Duda Falcão

Equipes do CLA e IAE Realizam Testes
Com Combustível Líquido de Foguetes

Publicado: Sexta, 27 de Junho de 2014, 10h30
Última atualização em Sexta, 27 de Junho de 2014, 10h53


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na primeira quinzena deste mês operação com treinamento de pessoal e verificação dos meios na armazenagem, preparação, transferência e carregamento de combustível líquido para foguetes. A atividade foi coordenada pela Divisão de Propulsão Espacial do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) que enviou pessoal especializado no manuseio desse tipo de combustível.

Para receber o material, o Setor de Preparação e Lançamento (SPL) passou por adequações no Prédio de Carregamento de Propelente Líquido (PCPL) que foi totalmente isolado ao pessoal estranho à operação. As equipes de resgate médico e combate a incêndio passaram por treinamento visando atuação em operações envolvendo o manuseio de combustível líquido no CLA. Ainda foi realizada a transferência do combustível líquido utilizado em foguetes para um novo tanque de armazenamento e feita a neutralização do tanque antigo. As equipes ainda realizaram o  processo de descontaminação da substância e simulação de carregamento do combustível utilizado em foguetes. Parte do material retornou em aeronave da FAB até São José dos Campos, onde ficará no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Conforme o Coronel Engenheiro César Demétrio Santos a atividade é de suma importância para o Centro em futuras operações. “Com a operação, deixamos o CLA preparado para atividades de lançamento nos próximos anos que demandarão o manuseio de combustível líquido em nossos foguetes, a exemplo dos modelos mais avançados do Veículo Lançador de Satélites (VLS) em suas versões Alfa e Beta”, destacou o Diretor do CLA.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentário: Bom leitor, apesar do otimismo exagerado do Cel. Demétrio Santos, não resta duvida de que essa operação é um marco para Astronáutica Brasileira, já que a notícia certamente está relacionada com a preparação da “Operação Raposa”, operação está prevista para ser iniciada em agosto, e que terá como objetivo  lançar ao espaço o primeiro motor-foguete líquido desenvolvido no Brasil, ou seja, o L5. 

Comentários

Postar um comentário