INPE e CAST Realizam Testes de Compatibilidade Entre Satélite CBERS-4 e Estação de Cuiabá

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto e a CAST chinesa realizaram testes de compatibilidade entre o futuro Satélite CBERS-4 e Estação de Cuiabá.

Duda Falcão

INPE e CAST Realizam Testes de
Compatibilidade Entre Satélite
CBERS-4 e Estação de Cuiabá

Terça-feira, 24 de Junho de 2014

Os testes de compatibilidade eletromagnética entre o satélite sino-brasileiro CBERS-4 e a estação terrena de Cuiabá foram realizados com sucesso pelas equipes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês).

Os testes são importantes para garantir a recepção de imagens e, também, para verificar a correta decodificação e recuperação dos dados auxiliares transmitidos junto com a imagem, como as informações de telemetria das câmeras e os dados de órbita e atitude do satélite.

O CBERS-4 é o quinto satélite desenvolvido pelo Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), no âmbito da parceria que garantiu a Brasil e China o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra. O lançamento do satélite CBERS-4 está previsto para ocorrer na primeira quinzena de dezembro de 2014.

Os Testes

Realizados nos dias 19, 20 e 21 de maio, na estação do INPE localizada em Cuiabá (MT), os testes foram coordenados por Carlos Gonçalves, da Divisão de Eletrônica Aeroespacial da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (DEA/ETE/INPE). A atividade faz parte do Plano de Desenvolvimento e Testes do Programa CBERS, onde a Arquitetura de Comunicações é submetida a testes específicos para a validação da estação terrena. Tanto a estação de controle do satélite quanto a estação de recepção de imagens devem ser validadas para a operação do satélite CBERS-4. As instalações do INPE em Cuiabá têm a capacidade de realizar ambas as atividades.

No primeiro teste, os especialistas do INPE em parceria com os especialistas da CAST verificaram a compatibilidade entre o subsistema TTCS (Telemetry, Tracking, and Command Subsystem) e a estação de TT&C (Tracking, Telemetry and Command) de Cuiabá. Neste teste foram enviados, pela Estação Terrena de Cuiabá, diversos comandos que controlam a órbita e os subsistemas do satélite, os quais são recebidos e demodulados pelo TTCS e entregues ao computador de bordo. Também foi testado o envio de telemetrias, pelo TTCS para a Estação Terrena.

O segundo teste consistiu em garantir um perfeito entendimento entre o satélite e a estação de recepção e gravação, incluído o software do sistema de ingestão e gravação desenvolvido pela empresa brasileira AMS Kepler. Neste teste foi utilizado o subsistema transmissor de dados brasileiro (MWT). Imagens previamente gravadas das câmeras brasileiras MUX e WFI são injetadas nos subsistemas do satélite e transmitidas simultaneamente via cabo para a estação. Após a recepção e a demodulação, é realizada a descompressão, decodificação e visualização em tempo real das imagens. Os dados recebidos devem ser idênticos aos enviados. Todos os testes atenderam às expectativas e o resultado foi considerado um sucesso pelos especialistas do INPE e da CAST.

Estação do INPE em Cuiabá.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários