Comitiva do Projeto NanosatC-Br Já Se Prepara Para Viajar Para Rússia - Lançamento Dia 19/06

Olá leitor!

Logo do Projeto NoanosatC-Br
Em contato com o Dr. Otávio Cupertino Durão, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos (SP) e coordenador do Projeto NanosatC-Br nesse instituto, fomos informados de que uma comitiva formada por ele, pelo pesquisador do CRS/INPE (Dr. Nelson Jorge Schuch – Coordenador-Geral do Projeto), e por dois alunos de Engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), os jovens Leonardo Zavarezi e Tális  Piovesan, já está se preparando para no dia 15/06 embarcarem para Rússia, afim de acompanhar as atividades de lançamento do Primeiro Cubesat Brasileiro, o NanosatC-Br1, primeiro nanosatélite desse projeto conjunto entre o Centro Regional Sul (CRS/INPE) e a UFSM.

Logo da Missão ISILaunch 07
O lançamento do nanosatélite NanosatC-Br1 que está previsto para ocorrer dia 19/06 do  Centro de Lançamento de Dombarovsky, no sul da Rússia, através do foguete russo/ucraniano DNEPR, em uma missão intitulada de “ISILaunch 07”, composta por cerca de 30 cubesats (um dos quais o nanosatélite argentino BugSat-1) cerca de 4 ou 5 satélites de maior porte, o maior deles com cerca de 300 kg, é um marco para a Astronáutica Brasileira.

Segundo o Dr. Durão o jovem Leonardo Zavarezi estará operando da Rússia a Estação de Santa Maria mantendo contato com outros dois colegas que estarão operando nesta estação localizada na cidade gaúcha. Já o outro jovem da comitiva, o Tális  Piovesan, foi quem desenvolveu, sob a supervisão do Dr. Valdemir Carrara (pesquisador do INPE), o modelo e a simulação gráfica para a estabilização do NanosatC-Br1 e continuará trabalhando no projeto e no NanosatC-Br2 para verificação de performance e nos subsistemas de potência e controle de atitude dos nanossatélites desenvolvidos por esse projeto.

O Dr. Durão finaliza informando que nos próximos dias (ainda essa semana) será criado um site da campanha na página do Centro Regional Sul (CRS) no portal do INPE, onde todos poderão acompanhar o lançamento, as primeiras órbitas e as notícias sobre esta campanha na Rússia.

O Blog BRAZILIAN SPACE aproveita para parabenizar a todos os pesquisadores envolvidos com esse projeto, especialmente aos Drs. Otávio Durão e Nelson Schuch, desejando desde já sucesso nessa primeira campanha de lançamento do Projeto NanosatC-Br.

Avante NanosatC-Br1


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 

Comentários

  1. " ORDEM E PROGRESSO, ESSE É O NOSSO LEMA"

    " O CEFAB parabeniza os grandes mentores deste importante projeto, os Drs. Otávio Durão e Nelson Schuch e os futuros Engº´s : Leonardo Zavarezi e Valdemir Carrara.
    Como dizia Albert Einstein - " A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro". AVANTE NANOSATC-Br1.

    ResponderExcluir

Postar um comentário