Foguete Bipropelente Líquido Nacional

Olá leitor!

Foi publicado dia (02/04) no Site da “CECOMPI Empreendedorismo e Inovação Sustentável” (associação empresarial (cluster) do Cone Leste Paulista) uma curiosa notícia que creio chamará a atenção de todos. Veja abaixo.

Duda Falcão

Foguete Bipropelente Líquido Nacional

02/04/2014


A empresa UTEC, associada ao APL AERO do CECOMPI, apresentou ao público na 15ª SEAU (Semana da Engenharia da Universidade do Vale do Paraíba), realizada em outubro de 2013, o Genesis, um foguete bipropelente líquido nacional, o qual foi conduzido pelo Professor Silas Camargo de Matos.

CARACTERÍSTICAS DO FOGUETE:

Combustível: Etanol

Oxidante: Óxido nitroso

Comprimento: 2,5 m

Peso: 16 kg

Empuxo: 200 kg

Apogeu: 5 km

A tecnologia envolvida no Genesis é 100% nacional. Os materiais e componentes foram desenvolvidos, fabricados ou adquiridos de empresas brasileiras que apoiaram seu desenvolvimento.

Parte da tecnologia envolvida nos sistemas de recuperação, ignição e lançamento foram derivadas dos foguetes Oberon que também foi desenvolvido no Laboratório de Jato Propulsão da FEAU – UNIVAP.

O Genesis foi desenvolvido no período de 2008 a 2013 e está possibilitando a aquisição de informações valiosas que poderão ser utilizadas no desenvolvimento de motores maiores, foguetes de sondagem, veículos lançadores ou semelhantes.


Fonte: Site do CECOMPI - http://www2.cecompi.org.br

Comentário: Veja bem como são as coisas leitor. Se este foguete já fez seu vou de qualificação, creio que o mesmo pode ser considerado o primeiro foguete brasileiro de propulsão líquida. A notícia é bastante curiosa, mas não é estranha, já que se bem me lembro à empresa UTEC citada na nota é a mesma que vem trabalhando já há algum tempo com a empresa INOTECH do Eng. Renê Nardi na área de motores líquidos, estes ligados ao Projeto do Foguete Universitário. Realmente bastante curiosa esta notícia. Aproveitamos para agradecer ao leitor “SantaCatarinaBR” pelo envio dessa curiosa notícia.

Comentários

  1. Parabéns merecidíssimo!

    Isso reforça mais um vez que capital humano (científico) nós temos, falta capital financeiro e capital humano político...

    E o teste do motor L5, já estamos em abril e nada de nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor!

      Não, não há ainda uma nota oficial explicando o atraso do lançamento da "Operação Raposa".

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Aonde diz que ele voou?
    Não achei essa noticia... nem de voo e nem de teste...
    A matéria diz que o apogeu será de 5km e não que o apogeu foi de 5km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Pois é a matéria realmente não diz isso, nem eu disse também que havia voado, apenas disse 'se' o foguete houvesse voado o mesmo seria o primeiro foguete de propulsão líquida brasileiro, Mas enfim...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Na falta de um espaço mais adequado, gostaria de compartilhar esse artigo muito interessante sobre os rumos que a política e a economia estão dando para a NASA no momento:

    NASA's breakup with Russia is a manipulative money grab

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário