Especialista Diz Que Projetos de Pequenos Satélites do País Estão na Direção Correta

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (31/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o especialista americano em Cubesats, Prof. Jordi Puig-Suari,  disse que os projetos de pequenos satélites do país estão na direção correta.

Duda Falcão

Especialista Diz Que Projetos de Pequenos
Satélites do País Estão na Direção Correta

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Foto: Valdevino Jr
Jordi Puig-Suari (5º da esquerda para a direita) na entrega
de pré-relatório sobre nanossatélites ao presidente
da AEB, José Raimundo Coelho.

Brasília, 31 de março de 2014 – O estágio alcançado no desenvolvimento de pequenos satélites pelos projetos que são apoiados na atualidade pela Agência Espacial Brasileira (AEB) é bastante positivo e seguem numa direção promissora. A avaliação é do professor Jordi Puig-Suari, da Universidade Politécnica da Califórnia (Cal Poly), dos Estados Unidos, apontado como uma dos maiores especialistas nesse segmento espacial.

Co-criador dos CubeSats ele considerou a capacitação e a formação de recursos humanos especializados um dos pontos mais importante do desenvolvimento de pequenos satélites do país. Estas observações estão no pré-relatório que Puig-Suari entregou nesta segunda-feira (31) ao presidente da AEB, José Raimundo Coelho, após uma semana no país participando da revisão crítica de alguns projetos.

Além do projeto SERPENS, CubeSat em desenvolvimento na AEB, Puig-Suari também conheceu os projetos do NanossatC-Br1,  e AESP-14, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). Na cidade de Ubatuba (SP) ele visitou a Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, onde conheceu o grupo de estudantes que desenvolveu um CanSat com a orientação de técnicos do INPE. Todos os projetos conhecidos pelo engenheiro aeroespacial têm programação para lançamento no segundo semestre do ano.

O professor ainda visitou o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), e proferiu uma palestra para estudantes da Universidade de Brasília (UnB), na sede da AEB, seguida de uma rodada de debate.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Essa avaliação é muito boa, pois demonstra que os nossos pesquisadores e alunos espalhados nas diversas equipes pelo país estão seguindo um caminho correto. Entretanto, até quando continuaremos investindo num projeto economicamente furado, altamente tóxico e sem qualquer vantagem tecnológica para o nosso país, invés de investirmos em nossos projetos de veículos lançadores e tecnologias associadas? A própria AEB além desses quatro nanossatélites, tem apoiado outros projetos em curso, como o Cubesat NanosatC-Br2, o Tubesat Tancredo-2, os nanossatélites do Projeto CONASAT,  o satélite do projeto com a ANA (Agência Nacional de Águas) e o maior dentre todos esses satélites desenvolvidos no Brasil academicamente, ou seja, o Microsatélite ITASAT-1. Fora é claro os projetos que ainda não contam com o apoio da AEB, como a Sonda Lunar (cubesat) da USP/AIRVANTIS e o projeto militar do MMM-1, este com o apoio irresponsável e criminoso da FINEP. E pelo que sei, outros projetos deverão surgir nos próximos anos, e cada um deles cada vez mais promissor. Ora, como vemos leitor já se gera no país uma demanda promissora de projetos que justificam o investimento em nossos veículos lançadores, principalmente no VLS-1 e VLM-1. Pois é leitor, em resumo, já temos as cargas uteis, o que nos falta agora é veiculo lançador e muita vergonha na cara.

Comentários