Comitiva da União Europeia Visita AEB e Propõe Parcerias

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (01/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que uma comitiva da União Europeia esteve na segunda-feira (31/03) visitando a sede da agência propondo parcerias e cooperação na Área Espacial.

Duda Falcão

Comitiva da União Europeia Visita
AEB e Propõe Parcerias

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Foto: Valdevino Jr
A partir da esquerda: Jaime Silva, Sandro D’Angelo,
José Raimundo Coelho, Paul Weissenberg, Philippe Brunet,
José Monserrat, Piero Venturi e Juan Victor Monfort.

Brasília, 1º de abril de 2014 – Seis integrantes da representação da União Europeia (EU) no Brasil foram recebidos nesta segunda-feira (31/3) pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho. Ligados aos setores industrial e de pesquisa eles apresentaram o interesse da entidade em analisar possíveis parcerias e cooperação na área espacial.

O grupo, formado por Paul Weissenberg, vice-diretor geral do setor empresarial e industrial; Philippe Brunet, da área de empresas e indústria; Piero Venturi, diretor de Pesquisa e Inovação; Sandro D’Angelo, da área de Política e Pesquisa Espacial; Juan Victor Monfort, chefe de Assuntos Comerciais, e Jaime Silva, consultor especial, também propôs a realização de um workshop conjunto tendo como foco assuntos relacionados à observação da Terra.

Um dos itens discutidos no encontro foi o interesse da EU da participação brasileira no projeto Galileo, sistema de localização por satélite, semelhante ao norte-americano GPS e ao russo Glonass. Outra proposta para ser estudada e a formação de um centro de distribuição de dados de satélite para vários campos de aplicação.

Galileo – Quando estiver completo o sistema terá um total de 30 satélites (o GPS tem 24) e deve prestar serviços de localização primariamente ao meio civil de qualquer país. Eles estarão em três posições numa órbita a 23.222 quilômetros de altura, dispostos de forma a que cubram qualquer ponto da superfície terrestre.

Além dos países europeus, o projeto tem apoio de outros que não fazem parte da Europa como Ucrânia, China. Israel, Índia, Marrocos, Arábia Saudita e Coreia do Sul. Nas Américas a EU tem interesse também na participação da Argentina, México e Canadá.

O workshop proposto pela comitiva está programado para 6 de junho, integrando a programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa no dia 5 no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). Entre os tópicos temáticos para debates estão desastres naturais, agricultura com foco na segurança alimentar e poluição.

O evento ainda aborda o programa espacial Copérnico, que é o tema central das palestras de Philippe Brunet, de Schulte-Braucks e de Astrid Christina Koch, ligados aos segmentos de pesquisa e infraestrutura do programa.

Também participou das conversações na AEB, o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da instituição, José Monserrat Filho.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

  1. Sugestão: Foguete bipropelente líquido nacional

    FONTE: http://www2.cecompi.org.br/st/?p=9004

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela sugestão SantaCatarinaBR.

      Já publiquei no Blog.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário