Novas Fotos do Momento do Lançamento do VEX-1A. O Que Pode Ter Ocorrido?

Olá leitor!

Uma série de fotos do momento do lançamento do foguete argentino VEX-1A vem sendo divulgada na internet, e eu resolvi trazer para o blog para que os nossos leitores da área de foguetes possam opinar sobre o que pode ter ocorrido no lançamento deste foguete. Veja as fotos abaixo.

Clique em cima para ampliar

Para tentar ajudar no esclarecimento desta falha do foguete trago também a foto (já divulgada no blog) apresentada anteriormente pelo jornal argentino "Diário La Nacion" (segue abaixo). A discussão está aberta e espero que todos possam colaborar.

Foto: Diário La Nacion

Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso leitor paulista José Ildefonso pelo envio das fotos da série acima.

Duda Falcão

Comentários

  1. Según el siguiente artículo periodístico, la hipótesis que más se maneja es un fallo de los tensores neumáticos que enganchan el motor.

    La nota:
    http://4.bp.blogspot.com/-CgxGEL1nFf4/UxemJ6SkS5I/AAAAAAAACP0/BcBa2JUe-3k/s1600/El+Colono2.png

    ResponderExcluir
  2. Aparentemente houve um desligamento prematuro do motor (combustão instável). Dificil afirmar algo apenas com as imagens... talvez um video fosse mais confiável.
    Por se tratar de um par propelente não criogênico, atuadores podem ter falhado por corrosão (vide coloração da fumaca de exaustão, indicando algum componente contendo Tetroxido de Nitrogenio).
    A imagem 14:41:17 mostra o que parece ser a chama de combustão, algo que não aparece nos frames anteriores (obstruidos pela estrutura) ou no seguinte. Portanto, se houve combustão, ela provavelmente exauriu, indicando um design problemático da câmara de combustão ou talvez POGO.
    Por fim, se nao houve ignição, ele simplesmente foi impulsionado pela pressão do propelente (semelhante o funcionamento de um Foguete a Agua) e em seguida pelo gas de pressurização, fazendo o mesmo ganhar altura e retornando ao chão segundos depois.
    Espero ter ajudado.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário