Remote Sensing Premia Artigo do INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (27/01) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o periódico internacional “Remote Sensing” premiou artigo do INPE.

Duda Falcão

Remote Sensing Premia Artigo do INPE

Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2014

Produzido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), artigo sobre a rápida expansão da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo mereceu o segundo lugar em premiação do periódico internacional Remote Sensing.

Bernardo Friedrich Theodor Rudorff, Daniel Alves de Aguiar, Wagner Fernando Silva, Luciana Miura Sugawara, Marcos Adami e Mauricio Alves Moreira publicaram, em 2010, o trabalho “Studies on the Rapid Expansion of Sugarcane for Ethanol Production em São Paulo State (Brazil) Using Landsat Data”.

O artigo descreve a metodologia utilizada para o mapeamento do cultivo da cana-de-açúcar e da área disponível para a colheita. Também aborda questões relacionadas à mudança do solo, identificando o uso anterior ao cultivo da cana.

A conceituada revista científica instituiu o "Remote Sensing Best Paper Award 2014" para destacar os melhores trabalhos sobre técnicas e aplicações na área de sensoriamento remoto. O prêmio foi anunciado no dia 22 de janeiro.

Os satélites de sensoriamento remoto, por cobrir grandes extensões territoriais e em períodos regulares de tempo, são ferramentas eficazes para o monitoramento agrícola. O INPE criou em 2003 o projeto Canasat, que utiliza técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento para mapear a área cultivada e fornecer informações sobre a distribuição espacial da cultura de cana-de-açúcar.

Degradação de Pastagens

As pesquisas e atividades voltadas para o mapeamento da cana-de-açúcar são realizadas no Laboratório de Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura e Floresta (LAF) do INPE.

Também no LAF, um dos autores do artigo agora premiado pelo periódico Remote Sensing, Daniel Alves de Aguiar, desenvolveu sua tese de doutorado sobre a degradação de pastagens tropicais. Aluno do Programa de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto do INPE, Aguiar foi orientado pelo pesquisador Bernardo Friedrich Theodor Rudorff.

Com base em dados de sensoriamento remoto e informações obtidas em campo, inclusive durante o Rally da Pecuária, a tese, disponível na Biblioteca do INPE, mostra que imagens de satélites de observação da Terra podem ser empregadas para avaliar o processo de degradação, recuperação e reforma das pastagens, com o intuito de aumentar a produtividade da pecuária.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários