Descoberto o Primeiro Cometa Brasileiro

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (16/01) na coluna “ASTROvia” do jornal digital “Via Fanzine”, destacando que astrônomos brasileiros descobriram o primeiro Cometa Brasileiro, que foi apelidado de “C/2014 A4 SONEAR”.

Duda Falcão

COMETAS

C/2014 A4 SONEAR

Descoberto o Primeiro Cometa Brasileiro

Segundo os astrônomos, o cometa tem uma órbita
parabólica e provavelmente se originou na nuvem de Oort.

ASTROVIA*
16/01/2014

Imagem: Remanzacco/Reprodução
O cometa não poderá ser visto a olho nu, uma vez
que sua magnitude deve ficar abaixo de 14.

Os astrônomos brasileiros Cristovão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros descobriram o cometa apelidado de C/2014 A4 SONEAR através de imagens obtidas no dia 12/01/14 pelo observatório SONEAR, localizado em Oliveira (MG).

A descoberta do cometa foi confirmada por astrônomos do Observatório Remanzacco, na Itália, e hoje (16/01), a União Astronômica Internacional batizou o cometa oficialmente.

Segundo os astrônomos, o cometa tem uma órbita parabólica e provavelmente se originou na nuvem de Oort. Quando foi detectado, o objeto estava a cerca de 5.68 UA da Terra e 6.33 UA do Sol (1 UA equivalente a distância entre a Terra e o Sol, ou  149.5 milhões de km). Ele atingirá o ponto orbital mais próximo do Sol no dia 11 de setembro de 2015, quando ficará a 3.82 AU da estrela.

O cometa não poderá ser visto a olho nu, uma vez que sua magnitude deve ficar abaixo de 14, o equivalente a 0,0006 vezes o brilho das estrelas mais fracas que se pode ver a olho nu em um céu limpo.

* Informações de Lucas Rabello/ Mistérios do Mundo, via Remanzacco.

* Informações de Space/ NASA, via Galeria do Meteorito.


Fonte: Site do Diário Digital “Via Fanzine”

Comentário: Pois é leitor e esta é mais prova do grande avanço alcançado pela astronomia brasileira nos últimos dez anos.

Comentários

  1. Teoricamente um outro astronomo tambem teria descoberto indicios d eoutro planeta em vosso sistema solar, porem nao seria uma descoberta exclusivamente brasileira,afinal muitos outros astronomos tmabem notaram anomalia que o nosso notou no cinturão final do sistema solar.
    De qualquer forma,este é o primeiro de muitos

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que a descoberta foi no solo brasileiro, por brasileiros e... com eqiuipamento BRASILEIRO, construido pelo Sandro Coletti, que deixou de ser um simples ATM e passou a ser um Especialista em Ótica Astronômica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário