Enquanto Isso na Argentina...

Olá leitor!

Pois é amigo, enquanto no Brasil o nosso PEB segue como um “Barco sem Rumo (BsR)”, na Argentina as coisas seguem acontecendo como vem sendo divulgado com competência pelo “Blog Argentina em el Espacio” do nosso companheiro Gustavo Restuccia.

Recentemente, como o leitor poderá ler no próprio blog argentino, a Força Aérea Argentina (FAA) lançou um foguete denominado “Centenário”, e trago abaixo para vocês o vídeo do lançamento desse foguete. Arriba Argentina, bate palmas Brasil.

Duda Falcão

Lanzamiento Cohete Experimento Centenario


Fonte: Blog Argentina en el Espacio - http://argentinaenelespacio.blogspot.com.br/

Comentários

  1. Meus caros! O que vocês não conhecem é que esse foguete teve um pane (falhou) no segundo 7 ou 8, e caiu sem atingir seu objetivo... pelo amor de Deus, mais seriedade na hora de pegar conteúdo de blogs na Argentina... lá só dá noticia ditada pelo governo! Fica esperto e sempre checa a informacão duas ou tres veces! Um abraco da Argentina!

    http://www.lavoz.com.ar/ciudadanos/lanzaron-el-cohete-centenario-de-la-fuerza-aerea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Freddy!

      A questão aqui não é esta e sim que na Argentina as coisas acontecem, deem errado ou não, os erros fazem parte dessa atividade. Já no Brasil, só ocorre propaganda enganosa há décadas.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. El lector Freedy posiblemente no haya leído la nota completa de ArgentinaEnElEspacio donde dice que según la Fuerza Aérea Argentina: "Se evaluó, que se ha cumplido en un 70% con los objetivos esperados, consiguiéndose un éxito histórico al despertar esta capacidad que se encontraba detenida en un lapso superior a los 20 años".
      En ningún momento se dijo que la operación fue 100% exitosa. Aparentemente la carga útil no se separó como estaba provisto y no puedo ser recuperada.

      Lo trascendente de la noticia es que la Fuerza Aérea Argentina ha retomado una actividad a la que hace 24 años le habían obligado a abandonar. La recuperación de capacidades que se habían abandonado son una gran noticia.

      Saludos cordiales

      Excluir
  2. Será que o Freddy poderia nos da mais detalhes deste foguete ...Se é de combustível líquido, tipo hidrazina, ou sólido, e, que altura estava previsto para alcançar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlo Marcelio!

      Veja no blog "Argentina en el Espacio", creio que lá você poderá obter maiores informações sobre o foguete.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Sinceramente, não vi nada nesse vídeo que não pudesse ser facilmente igualado e provavelmente superado se as nossas iniciativas privadas na área espacial se unissem em torno de um projeto unificado.

    Vejo hoje a alternativa de unificar as nossas iniciativas espaciais privadas que hoje estão pulverizadas com muito bons olhos e torço para que os que lideram essas iniciativas pensem seriamente sobre o assunto.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Nacionalismos à parte não vi nada de espetacular,até porque o vídeo mostra pouca coisa,acho que o Brasil mesmo com as politicagens que vemos acontecer neste país ainda tem um programa mais maduro e com mais engenheiros e técnicos do que a Argentina,ainda assim espero que os argentinos progridam e juntos com o Brasil desenvolver coisas boas para os dois países!.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o leitor acima. Apesar dos pesares, nosso programa espacial não tem comparação a estas iniciativas. Desejo que eles façam um bom trabalho e possam progredir mas chega a ser um pouco engraçada a situação do campo de lançamento e do pessoal de apoio no solo. Sem falar no quadcoptero. Acho que os meninos amadores em Brotas chegaram a coisa melhor que isso a uns 5 anos atrás.

    Com relação ao comentário do Marcos, não tenho duvida de que a iniciativa privada pode desenvolver bons projetos. A questão fica no fato de que a iniciativa privada só existe se existir oportunidade de atividades sustentáveis, leia-se, rentáveis, o que eu duvido que existam por aqui.

    ResponderExcluir
  6. argentino e do tricolor (SP)24 de dezembro de 2013 às 10:01

    Cara, fala sério meu ... o foguete falhou após 7 seg do ¨lançamento¨ , além de ser un pequeno foguete desenvolvido nos anos 60 que, para falar verdade, me lembra mais de pirotecnia que de um verdadeiro programa de pesquisa de motores foguete! Mas o pior de tudo é o vexame do governo falando de ¨éxito¨, e motrando só a imagens dos primeros 7 segundos e esquecendo da pane!! Parece piada! (Para mis amigos argentinos que no entienden portugués: No puedo evitar mencionar que el blog ¨ArgentinaEnElEspacio¨ no es una fuente confiable reconocida y que los -pocos- medios de prensa importantes que han tenido el interés de cubrir este evento han sido muy cautos a la hora de cometar al respecto debido al sesgo y a la poca claridad en los datos/imágenes presentadas. El aparato de PROPAGANDA estatal dice que fue un éxito... Los entendidos dicen otra cosa:

    ¨Un extraño CATO terminó con el vuelo del vector. Además, se produjo una ignición prematura durante el pre conteo.¨

    ResponderExcluir
  7. En una conferencia de presna la semana pasada, la Fuerza Aérea Argentina informó que la carga útil del chohete fué recuperada rápidamente por el ejército Argentino luego del lanzamiento del cohete.
    Solo resta conocer si verdaderamente ocurrió una explosión del cohete durante el vuelo.

    Saludos desde Argentina

    Saludos

    ResponderExcluir

Postar um comentário