O VLSR, Fruto de Uma Época de Resultados e Não de Frustrações

Olá leitor

A pedido do Eng. José Miraglia, da empresa Edge Of Space, tendo como objetivo colher (de quem saiba) maiores informações, posto abaixo a foto do foguete VLS-R1, lançado do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) no dia 14/12/1985, durante a realização da “Operação VLS-R”.

Foguete VLS-R1 da "Operação VLS-R" posicionado
na plataforma de lançamento.

Segundo os meus arquivos e informações colhidas no CCEIT do CLBI, a “Operação VLS-R”, teve como objetivo apoiar as equipes do IAE nas atividades de montagem do VLS-R1 e da carga útil, como também executar os trabalhos de plataforma e testes de telemedidas, de transponder e de telecomando.

Além disso, também foram coordenadas atividades necessárias ao resgate do equipamento e serviços de segurança (de voo, de terra e de plataforma), de transporte, de armazenamento e de atendimento médico, tendo também a seu cargo a hospedagem e a alimentação do pessoal envolvido na campanha.

O foguete VLS-R era constituído por dois estágios:

- o primeiro estágio era composto de quatro propulsores interligados e carregados com propelente sólido do tipo composite;

- o segundo estágio não estava carregado.

Vale dizer que o veículo era uma réplica, na escala 1:3,25, do desejado Veículo Lançador de Satélite (VLS-1), que se encontrava na época em desenvolvimento pelo IAE.   A união entre os dois estágios era feita por uma cinta rígida de separação entre a saia dianteira (1º estágio) e o simulador do motor do 2º estágio.   Na extremidade superior do 2º estágio existia a baia de separação que realizava o seu acoplamento com a carga útil, permitindo assim a sua separação.

Veja abaixo mais fotos dessa operação:


Além da operação citada acima, o IAE realizou do CLBI em 01/04/1989 o lançamento do foguete VLS-R2 (veja a foto abaixo), durante a realização da “Operação Bahia”.

Foguete VLS-R2 da "Operação Bahia" posicionado
na plataforma de lançamento.

A “Operação Bahia” tinha como objetivo simular as condições de lançamento e de separação do primeiro estágio do Veículo Lançador de Satélites (VLS), foguete este que se acreditava na época levaria ao espaço o primeiro satélite brasileiro.

Vale dizer que o VLS-R2 era um foguete de dois estágios, medindo 5m de comprimento e pesando perto de uma tonelada. Em outras palavras, como o VLS-R1, o R2 era o protótipo do VLS em escala reduzida. Vale lembrar também que o segundo estágio do foguete estava equipado com um paraquedas, cujo objetivo era a recuperação da carga útil composta por câmeras de filmagem que gravaram as imagens relativas à separação dos estágios do foguete.

Veja abaixo mais fotos da Operação Bahia:


Pois é leitor, essa era uma outra época, onde dificuldades existiam, é verdade, mas eram ainda toleráveis e onde resultados eram apresentados, diferente de hoje, onde temos no poder uma populista inconsequente e irresponsável.

O leitor que tiver maiores informações sobre essas duas operações com os foguetes VLS-R, por gentileza traga para nós postando sua informação nos comentários. O Eng. José Miraglia agradece, como também o Blog BRAZILIAN SPACE.

Duda Falcão


Fonte: Com informações de nossos arquivos e do “Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas da Barreira do Inferno (CCEIT)”

Comentários

  1. A reunião de material referente a assuntos espaciais é excelente, mas a ideologia (linhas vermelhas) é bastante parcial. Até parece que o Brasil era uma potência espacial e um belo dia parou. Discordo constantemente das opiniões partidárias do Blog, mas gosto muito da reunião de assuntos. Na minha visão o jogo político brasileiro (e inclui os militares) pouco ou nada dão prioridade a tecnologias e pesquisa no Brasil. Elas ocorrem porque tem que ocorrer, mas não são prioridades, o que é uma pena. Acho os resultados da atual gestão decepcionantes, mas não maiores que os de todos os antecessores. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedrão!

      É sua opinião e respeitamos, mas você demonstra conhecer pouco sobre o PEB, mas enfim. Obrigado pela sua participação.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Sr. Al.mor!

      Seu comentário foi apagado pois consideramos que atacar os militares da forma anônima como o senhor fez é covardia e portanto inaceitável, principalmente, como disseste, vindo de alguém que trabalhou no próprio DCTA, comendo do mesmo prato dos que hoje estão a serviço desse departamento do Comando da Aeronáutica. Isso é inaceitável e não terá guarita no Blog Brazilian Space.

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Duda

    Obrigado pela postagem.....nesta época o Brasil estava muito mais próximo de se tornar uma potência espacial do que hoje......quem conhece tecnologia aeroespacial sabe como as dificuldades são enormes, esta é uma tecnologia sensível........não basta os livros é necessário o conhecimento experimental a prática, a construção, os erros e acertos.......
    Hoje o PEB se perde, como todo os setores brasileiros em discussões intermináveis de políticos por pessoas incompetentes.
    Brasil vamos deixar a tecnologia espacial na mão de quem realmente entende do assunto.
    Saudoso foguete Sonda IV.

    Miraglia
    www.edgeofspace.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eng. Miraglia!

      Não há o que agradecer amigo, e assino embaixo de tudo que você disse, além de compartilhar contigo o saudosismo em relação ao Sonda IV.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Apenas para comentar,...será que algum desses técnicos que aparecem nas fotos,foram ou foi vítima em 2003?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Não sei lhe responder isso com certeza, mas pode ser que sim.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  4. O Governo Dilma é um dos piores em decadas,so não supera aquele golpe de estado que o Collor deu, dizia ele caçar corruptos, mas acabou dando o maior golpe bancario da historia do Brasil Conteporaneo.
    Posso lhe dizer que em época de ditadura, o governo queria um Programa Espacial eficiente e rapido, pois apesar doque dizia sobre o comunismo, o Brasil sempre foi mais amigo da CCCP doque dos EUA. E como queriamos ser até certo ponto, iguais a CCCP, tinhamos que ter um Porgrama Espacial exemplar, por isso que tantos resultados floresceram naquela época e em seus anos de legado. (Cujo PT,um partido que,ironicamente,é socialista,destruiu a todo custo)

    ResponderExcluir

Postar um comentário