Universidade de Brasília Recebe Visita de Comitiva do ITA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (09/10) no site da “Universidade de Brasília (UnB)” destacando que a UnB recebeu a visita de uma comitiva do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Duda Falcão

COOPERAÇÃO

Universidade de Brasília Recebe
Visita de Comitiva do ITA

Representantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica,
referência no ensino de Engenharias no país, querem firmar
parceria nas atividades de pesquisa, educação e inovação

UnB Agência
Vivian Palmeira
Da Secretaria de Comunicação da UnB
09/10/2013

Gestores da Universidade Brasília e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) demonstram interesse em firmar parceria nas áreas de ensino, pesquisa, tecnologia e inovação. Nesta quarta-feira (9), uma comitiva do renomado instituto de engenharias visitou o campus Darcy Ribeiro. "Se conseguirmos nos aproximar, não tenho dúvida de que teremos sucesso", disse o reitor da UnB, Ivan Camargo. "ITA e UnB são instituições de referência, ninguém espera que seja feito algo trivial”, diz o reitor do instituto, Carlos Américo Pacheco.

Entre as propostas de cooperação discutidas está a de compartilhar experiências por meio de intercâmbio acadêmico entre estudantes e docentes das duas instituições. "A gente tem como fazer uma coisa bem ousada, oferecer cursos em comum”, sugere o diretor da Faculdade de Tecnologia da UnB, Antônio Brasil, presente no encontro.

Para o reitor do ITA, a proposta é interessante. “Oferecer um certificado conjunto para uma área de Engenharia ligada à inovação seria bastante atrativo. Para nós, seria uma excelente parceria”, diz Carlos Américo. A iniciativa poderá permitir que alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia oferecidos pela UnB possam passar um semestre cursando disciplinas no ITA, por exemplo.

Durante a visita, foi abordada ainda a importância de uma reforma no ensino de Engenharia no Brasil, com programas que sejam mais estimulantes, capazes de atrair talentos e tornar o país mais competitivo. “Inovação é uma agenda complexa. O Brasil não está muito adaptado aos contextos atuais”, lembrou o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa do ITA, Celso Hirata, integrante da comitiva.

Também participaram da reunião o decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, Jaime Santana, a coordenadora do curso de Engenharia de Energia da Faculdade UnB Gama (FGA), Thaís Maia Araújo, o chefe de gabinete, Humberto Abdalla e os representantes do ITA: Cairo Nascimento, da Divisão de Engenharia Eletrônica, Pedro Lacava, da Divisão de Engenharia Aeronáutica, o engenheiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Aluísio Pantaleão e o assessor técnico do Programa de Expansão do ITA, Carlos Blanco.

Reprodução

O ITA é um renomado centro de ensino de Engenharias do Brasil, com cursos de graduação e pós-graduação em cinco áreas: Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica e Civil, além de Ciência da Computação. Recentemente, anunciou parceria com a Escola de Engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com quem deve construir um Centro de Inovação na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo.


Fonte: Site da Universidade de Brasília (UnB)

Comentários

  1. Olá, segue um link de uma reportagem da FAB no CLA.
    http://www.youtube.com/watch?v=9glKrJLGGQA

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário