Diretor-Geral do DCTA Visita Centro de Lançamento de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (31/10) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) informado que o novo Diretor-Geral do DCTA, o Tenente Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, visitou pela primeira vez entre os dias 28 e 29/10 o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Diretor-Geral do DCTA Visita
Centro de Lançamento de Alcântara

CLA
31/10/2013

O Centro de Lançamento de Alcântara recebeu nesta segunda e terça-feira (28-29/10) a visita de comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Foi à primeira visita ao CLA realizada pelo Tenente Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira desde que assumiu a direção do DCTA em julho passado. A visita teve por objetivo conhecer as atividades desempenhadas pelo CLA e pela empresa binacional Alcantara Cyclone Space (ACS).

No início da visita o Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do Centro, discorreu sobre as atividades espaciais no país com enfoque na participação do CLA. Em seguida, apresentou a infraestrutura do CLA e destacou as operações de lançamentos de foguetes realizadas pela unidade. Ainda na segunda-feira, a arquiteta Maria Justina Castro da ACS apresentou informações e o status atual do projeto de implantação do sítio de lançamentos da ACS, empreendimento que deverá comercializar lançamentos de satélites em Alcântara por meio do foguete Cyclone 4. Ainda no primeiro dia, foi realizada formatura semanal com todo efetivo militar do Centro que desfilou em continência ao Diretor-Geral do DCTA.

Durante a permanência em Alcântara, a comitiva realizou visita às instalações do CLA e da ACS. No CLA, o Diretor-Geral do DCTA conheceu o Centro de Controle, onde é feita toda coordenação de lançamentos e também as principais estações operacionais, por exemplo o Prédio de Preparação de Propulsores (PPP), o Prédio de Preparação de Carga Útil (PPCU), o Prédio de Carregamento de Propelente Líquido (PCPL), a Casamata, a Torre Móvel de Integração (TMI) do Veículo Lançador de Satélites (VLS), o Lançador Universal, plataforma utilizada nas operações dos foguetes de treinamento e sondagem e os Prédios de Telemedidas, Meteorologia e Radar Adour. As obras do Setor de Preparação e Lançamento (SPL) como o Prédio de Depósito de Propulsores e Prédio de Segurança do SPL, que se encontram em fase inicial, foram vistoriadas pelos oficiais do DCTA.

Por fim, a comitiva do DCTA acompanhou in loco o estado atual das obras da binacional Alcantara Cyclone Space em implantação na área patrimonial do CLA.



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários