Satélites Espaciais São Vanguarda em Segurança Internacional

Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada dia (17/09) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que o efeito do armamento espacial nas relações internacionais será tema de seminário na UNESP.

Duda Falcão

Notícias

Satélites Espaciais São Vanguarda
em Segurança Internacional

Efeito do armamento espacial em relações
internacionais é tema de seminário na UNESP

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Ippri/UNESP
17/09/2013

Wikipedia
Política militar espacial dos Estados Unidos: Primazia norte-americana é o tema do seminário que será ministrado por Alessandro Shimabukuro, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais oferecido em conjunto pela UNESP, Unicamp e PUC-SP, e doutor em Estudos Internacionais pela Old Dominion University (EUA). Promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), o evento ocorrerá no dia 3 de outubro, às 9h30, na sede do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (Ippri/UNESP).

Segundo Shimabukuro, a utilização de satélites espaciais para segurança e prosperidade econômica, principalmente pelos EUA, pode ter como consequência uma possível corrida armamentista do espaço, no âmbito da cooperação e da segurança internacionais. Isso porque os Estados Unidos consideram a possibilidade de "armar o espaço" como uma opção para defender seus equipamentos.

Em artigo sobre o tema, Shimabukuro questiona a razão pela qual os EUA resistem aos acordos para banir armas espaciais. Segundo dados de sua pesquisa, em caso de ataque de mísseis balísticos para destruir satélites em órbita da Terra, potencialmente os equipamentos norte-americanos serão os mais danificados. “Discuto a atual resistência daquela nação a acordos armamentistas na área espacial como um exemplo de que a primazia de uns sobre outros impacta a cooperação internacional,” assinala.

Para debater o tema, o INCT-INEU convidou o professor de Relações Internacionais da PUC-SP, Carlos Gustavo Poggio Teixeira. Ele é doutor em Relações Internacionais pela Old Dominion University e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC-SP. É autor do livro O Pensamento Neoconservador em Política Externa nos Estados Unidos (2010), baseado na dissertação vencedora do Prêmio Franklin Delano Roosevelt de Estudos sobre Estados Unidos.

Artigo base para o seminário: http://goo.gl/sHjYqN

Agenda

Política Militar Espacial dos Estados Unidos: Primazia Norte-Americana
Autor: Alessandro Shimabukuro
Data: 3 de outubro de 2013
Horário: 9h30
Local: Sede do Ippri
Praça da Sé, 108, 3º andar - Centro, São Paulo-SP


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 

Comentários