Visiona Escolhe Thales Alenia e Arianespace p/Lançar SGDC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (12/08) no site “TELETIME” informando que a empresa Visiona escolheu a Thales Alenia Space para fornecer o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e a Arianespace para lançá-lo.

Duda Falcão

SATÉLITE

Visiona Escolhe Thales Alenia para Fornecer
Satélite e Arianespace Para Lançá-lo

Segunda-feira, 12 de agosto de 2013, 19h01

A Telebrás informou o mercado por meio de comunicado à Comissão de Valores Mobiliários que o seu conselho de administração referendou a escolha da Visiona, joint-venture entre Embraer (51%) e Telebrás (49%), para que a francesa Thales Alenia Space seja fornecedora do artefato satelital e que a Arianespace seja a companhia que lançará o satélite ao espaço.

A Telebrás informa que as duas companhias foram selecionadas porque as suas propostas reuniram as melhores condições técnicas e econômicas. A decisão do conselho de administração da Telebrás foi submetida ao Grupo Executivo, para deliberação e encaminhamento ao Comitê Diretor do projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

De acordo com o Comitê Diretor, a escolha foi aprovada em reunião no dia 6 de agosto. Os critérios para a seleção, que durou 12 meses, foram a solução técnica, cronograma, riscos, condições contratuais, condições de absorção e transferência de tecnologia e custo global do projeto. Além disso, o edital de licitação exigiu a absorção e transferência de tecnologia definidos pelo governo brasileiro.

A joint-venture afirmou que os termos e condições do contrato "serão divulgados oportunamente, quando da sua assinatura". No comunicado, o presidente da Visiona, Nelson Salgado, afirmou que a seleção dos fornecedores cria "condições para que o contrato entre Visiona e Telebrás seja assinado e o trabalho de desenvolvimento do sistema possa ser efetivamente iniciado".

A empresa já havia chegado a uma short-list com três nomes: além da Thales, que venceu a concorrência, seguiam no páreo a japonesa Mitsubish e a americana Loral Spaces.

Evento

O presidente da Visiona, Nelson Salgado, falará sobre o presente e o futuro do programa Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) no primeiro dia do Congresso Latino-americano de Satélites, organizado pela Converge Comunicações (que edita este noticiário) nos dias 5 e 6 de setembro, no Rio de Janeiro. O papel do satélite no mercado de banda larga e banda X; modelo privado e modelo Telebrás será debatido também no mesmo dia pelo presidente da Telebrás, Caio Bonilha.

O Congresso Latino-americano de Satélites reúne os representantes do Governo e dirigentes do setor para discutir e debater as principais questões que envolvem o mercado satelital. Mais informações pelo site www.convergecom.com.br/eventos.


Fonte: Site TELETIME - http://www.teletime.com.br/

Comentário: Ah tá, sei, pois é leitor eu acho que eu poderia me tornar um profeta, quem sabe assim obteria mais sucesso do que com as campanhas do blog. Ora, faça-me uma garapa, a Thales Alenia Space já estava escolhida antes mesmo do início do processo, puro jogo de cena para cumprir as regras de licitação estabelecida por lei, exatamente como já havia dito que ocorreria.

Comentários

  1. Você mesmo se pronunciou sobre isso várias vezes.

    Quem está ganhando milhões com lançamentos também é a própria Arienespace, e não me admira se existir algum dedinho deles no que diz respeito a impedir que o Brasil lance seus foguetes...

    Mas é engraçado que sua previsão tenha se concretizado, por conheceres bem os perâmbulos da política brasileira, mas se não conhecêssemos como são nossos políticos sem vergonha estariamos todos aqui gritando: "Profeta, profeta, profeta!!!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkk,

      Pois é amigo e as coisas infelizmente são assim neste país.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário