Prosseguem os Ensaios do Projeto SARA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (04/08) no site do “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)” destacando que prosseguiram nos dias 29 e 30 de julho os ensaios do Projeto SARA.

Duda Falcão

Prosseguem os Ensaios do Projeto SARA

Campo Montenegro, 04/08/2013


Foi realizado com sucesso nos dias 29 e 30 de julho, o Ensaio de Flutuabilidade do Modelo Mecânico de Qualificação do SARA Suborbital. O ensaio foi realizado nas instalações do Instituto Oceanográfico da USP (Ubatuba-SP), onde as equipes da Divisão de Sistemas Espaciais do IAE e do Grupo de Salvamento e Resgate -SAR/IAE lançaram ao mar o modelo de qualificação e observaram as características de estanqueidade por vinte horas.

Após este período o modelo foi içado, verificado preliminarmente e preparado para o transporte de regresso à São José dos Campos.

Neste ensaio foram verificadas as características de estabilidade e estanqueidade, bem como os procedimentos logísticos e operacionais para a recuperação do sistema na futura operação de lançamento.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, fica a pergunta, será que o “SARA Suborbital 1” ainda será lançado esse ano? Bom, segundo o que deixou entender em entrevista recente o diretor do CLA, o Cel. César Demétrio Santos, isso não ocorrerá mais, mas enfim, vamos aguardar.

Comentários

  1. Acho que juntaram o útil ao agradável, porque até onde me lembro as praias de Ubatuba são fantásticas. Mas ficaria muito mais feliz de ver o SARA sendo lançado do que em dar mais um mergulhinho em Ubatuba... até porque as bases de lançamento ficam bem mais perto do que SP...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que o DCTA fica em São José dos Campos e o litoral de São Paulo é o local mais próximo para a realização desses ensaios.

      Excluir
    2. Desculpe, mas não entendi o seu comentário. Vc está dizendo que as bases de lançamento, no Rio Grande do Norte e no Maranhão ficam mais perto de São José dos Campos (onde está sediado o IAE) do que o litoral de São Paulo, no caso Ubatuba, que está há uma hora de São José dos Campos, onde foram realizados os ensaios??? Sinceramente, não entendi sua ironia....

      Excluir
    3. Anónimo, eu moro em PB, e por isso as bases ficam "mais perto". Trocaria de boa umas férias no Ubatuba para ver o lançamento do SARA.

      Excluir

Postar um comentário