O País Melhorou, Mas Ainda Há Muito o Que Fazer

Olá leitor!

Veja abaixo o editorial do “Jornal do SindCT” de agosto de 2013, jornal esse editado pelo "Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de C&T (SindCT)".

Duda Falcão

Editorial

O País Melhorou, Mas Ainda
Há Muito o Que Fazer

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: precisamos de jovens cientistas

A pauta de reivindicações das recentes manifestações no país é ampla. Todos têm do que reclamar, não obstante os principais índices de controle social e econômico, da educação à saúde, da moradia ao emprego, recentemente publicados pela mídia, mostram que o Brasil melhorou nas últimas décadas.

O povo não está errado, as diferenças sociais continuam abismais e há muitos desafios na infraestrutura, na mobilidade urbana, no combate à violência na forma de assaltos, homicídios, além do banditismo em geral e da corrupção. Somos um país que, resolvendo os problemas básicos da sobrevivência, busca agora a escalada da qualidade de vida. O Setor de desenvolvimento científico e tecnológico também tem do que reclamar: precisa de jovens cientistas para arejar os institutos públicos de pesquisa.

A ausência de uma política adequada voltada à importância estratégica da atividade impacta a manutenção da capacidade instalada e ameaça a prestação de muitos serviços à sociedade. No CPTEC do INPE e no LIT, de cada três trabalhadores, um é contratado por fundação de “apoio” e o outro é temporário que tem que ser desligado do serviço em 2014.

As previsões do clima e do tempo estarão comprometidas já no próximo ano. O DCTA dará posse a 241 novos servidores concursados, mas o contingenciamento anunciado pelo governo lança dúvidas sobre o futuro das 880 vagas criadas para preenchimento em 2014 e 2015.

Em nome da “governança”,  o MCTI, a AEB e gestores públicos e privados apontam como solução a criação das Organizações Sociais – OS, que poderiam comprar materiais e serviços com maior liberdade, além de admitir e demitir pessoas como queiram. Já os órgãos de controle (AGU, CGU, TCU) afirmam que o dinheiro público investido nestas empresas tem que seguir as mesmas regras de licitações do governo.

Apesar da importância do tema, tramitam, sem a atenção da sociedade na Câmara e no Senado, projetos de lei que desenham um outro ambiente jurídico para a atividade de C&T no Brasil.

A comunidade científica se preocupa com os aspectos subliminares, questões que requerem maior diálogo: tecnologias estratégicas de baixo valor comercial, formação dos profissionais, aquisição e resguardo de conhecimento, segurança e sigilo estratégico.

Quem garante que não haverá facilitação da atividade de espionagem nos sistemas importados que serão integrados nos satélites geoestacionários da Visiona? As comunicações militares na Banda X serão seguras


Fonte: Jornal do SindCT - Edição 24ª - Agosto de 2013

Comentário: Pois é leitor, quem garante?

Comentários

  1. O país não melhorou, o país foi acompanhando o avanço de outros e se aproveitou da boa maré economica para limar algumas arestas, mas nada que surta grande efeito a longo prazo. Na verdade alguns até mesmo dizem que o país andou para trás. Só quando ver a abertura de mercados, menos intervenção governamental, mudança do sistema político, e investimento pesado em tecnologia, é que começarei a acreditar que o Brasil realmente está melhorando. Só quando os lideres olharem para o futuro ao invés de somente para as próximas eleições, é que algum dia melhoraremos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário