MAST e ON realizam 2ª Semana de Astronomia em Vassouras

Olá leitor!

Segue uma nota postada hoje (15/08) no seu site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório Nacional (ON) realizam a "2ª Semana de Astronomia" em Vassouras".

Duda Falcão

MAST e ON realizam 2ª Semana
de Astronomia em Vassouras

Ascom do MAST
15/08/2013 - 12:03

Desta quinta-feira (15) até o domingo (18), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório Nacional (ON) realizam a 2ª Semana de Astronomia em Vassouras.

Na abertura, amanhã às 17h, haverá apresentação da Orquestra do Programa de Integração pela Música e as palestras “Nascimento, vida e morte das estrelas” e “Assim na Terra como no céu”.

Durante os três dias do evento, no município fluminense, serão feitas observações do Sol, de planetas e outros objetos com o telescópio PST do MAST, telescópios doados para as escolas e a Secretaria de Educação de Vassouras e telescópios do grupo de astrônomos do Espaço Ciência Viva, NGC-51.

Ainda na programação, a apresentação da palestra “A importância e o futuro dos observatórios magnéticos no Brasil”, o Cine Ciência – mostra de filmes seguida de debates – e a Caravana da Ciência, um centro de ciências itinerante composto por uma carreta especialmente adaptada (com uma porta palco) com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos interativos.

Na Casa de Cultura, haverá sessões do Planetário Inflável Digital. Em uma cúpula inflável, são projetadas imagens do céu noturno para o espectador observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas.

Sobre o Evento

A semana tem como objetivo divulgar e difundir a astronomia, usando os telescópios adquiridos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) para as provas de observação da 6ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada em agosto em Vassouras e Barra do Piraí. Essa foi a primeira olimpíada científica estudantil internacional em solo latino-americano.

No âmbito da Semana de Astronomia, o Comitê Internacional de Museus de Ciência e Tecnologia (CIMUSET) e o Comitê Internacional de Marketing e Relações Públicas (MPR) farão uma visita técnica a Vassouras nas inaugurações de três exposições: A Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II e o Desafio da Serra do Mar; A Astronomia na Bandeira do Brasil; e Magnetismo da Terra.



Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) 

Comentários