IFF Dá Mais um Passo Para o Lançamento do 14-BISat

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (06/08) no site do “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)”, destacando que pesquisadores do instituto deram mais um passo para o lançamento do nanosatélite 14-BISat.

Duda Falcão

Mais Uma Etapa Para Lançamento de Satélite

Rede integrada por radioamadores distribuídos por vários
estados é parte importante para monitoramento. A primeira
estação vai ser fixada em IF da região Norte do Brasil.

06/08/2013

O professor Cedric, em palestra
recente sobre o projeto.
O protocolo de implantação das primeiras estações será assinado a partir do dia seis de agosto. O apoio de radioamadores para o sucesso de missões de lançamento de satélites é primordial. Considerando este fato, Institutos Federais distribuídos pelo país estão sendo mobilizados para receber, em campus específicos, uma estação de rádio para apoiar o lançamento do satélite 14-BISat, previsto para acontecer, por sua vez, em abril de 2015.

Seguindo uma tendência internacional, serão construídos 50 pequenos satélites a serem postos em órbita na Baixa Termosfera, situada entre 90 e 320 quilômetros acima do nível do mar. Na região Sudeste, o parceiro do Projeto QB50 é o Instituto Federal Fluminense (IFF).

Convidado pelo diretor do projeto do 14-BISat, professor Cedric Salotto Cordeiro, o reitor do IF do Mato Grosso, José Bispo Barbosa e demais gestores aderiram ao projeto levando o Instituto a ser parceiro do IFF na empreitada. A meta do professor Cedric, e dos demais integrantes do projeto, é constituir estações de rádio rastreamento de satélites , as Ground Stations, no Norte, Centro, Centro-Oeste e Centro-Sul do Brasil.

As Grounds farão o gerenciamento, controle e coleta de dados da constelação  de satélites. O IFF foi selecionado para integrar as 72 instituições de pesquisa de 32 países que investem no Projeto QB 50. Ao ser selecionado, o Instituto passou a contar com o apoio da Secretaria de Educação Tecnológica e Profissional (SETEC), do Ministério da Educação e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

- Por meio desta rede, vários Institutos Federais poderão participar ativamente em missões conjuntas Nacionais e Internacionais de rastreio, monitoração, comunicação e gerência de satélites educacionais e científicos. É uma grande oportunidade para professores desenvolverem saberes do segmento aeroespacial junto aos seus alunos, – explica o professor Cedric Salotto.

Próximos Eventos

Semana        LOCAL

05 a 11/08    Alcântara (Maranhão) e Boa Vista (Roraima)

12 a 17/08    Senhor do Bonfim (Bahia), Fortaleza e Quixadá (Ceará)

19 a 21/08    Rio Branco (Acre)


Fonte: Site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) - http://portal.iff.edu.br

Comentário: Olha a Bahia aí gente, que bom, espero mesmo que esse projeto vá à frente e que outros surjam dentro do IFF. Como por exemplo: projetos na área de foguetes. Porque não desenvolver um foguete e representar o Brasil ao lado do ITA e da UFABC na competição “9th IREC” em 2014 nos EUA? Aproveitamos para agradecer ao senhor Antonio Fernando, da "Comunicação do IFF, campus Campos - Centro", pelo envio dessa notícia.

Comentários

Postar um comentário