FTB Será Lançado Hoje em Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada mais cedo no dia de hoje (08/08) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando seria lançado na tarde de hoje do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

Foguete de Treinamento Básico Será
Lançado Hoje em Alcântara

CLA/DCTA
08/08/2013

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza nesta semana a Operação Falcão II visando o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB). O FTB é um veículo de fabricação nacional lançado tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) com o objetivo de realizar o treinamento das equipes envolvidas com as atividades de lançamentos, bem como verificar todos os sistemas e equipamentos utilizados nos lançamentos (computadores, antenas, radares, softwares, dentre outros).

O lançamento do FTB está previsto para ocorrer na tarde desta quinta-feira (8/8) e será acompanhado por 90 professores das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal no Maranhão. Acompanharão também o lançamento parte do efetivo do CLA e professores da Escola Caminho das Estrelas (ECE) ligada ao Comando da Aeronáutica e que ministra o ensino fundamental a servidores do Centro e moradores de Alcântara. Todos professores participam da 7ª Escola do Espaço, evento organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e que acontece de 5 a 9 de agosto no CLA.

7ª Escola do Espaço

O curso Escola do Espaço chega a sua sétima edição com a proposta de disseminar a atividade espacial no ambiente da sala de aula. Esta edição ocorre no CLA até o próximo dia 9 de agosto com atividades de capacitação para professores e educadores da rede pública de ensino nas áreas de astronomia e astronáutica. Ao longo da semana participam da capacitação 90 professores do IFMA, da rede pública estadual de ensino do Maranhão, rede municipal de ensino de São Luís e Alcântara, da Escola Caminho das Estrelas ligada ao Comando da Aeronáutica e ao CLA, servidores do Centro e do Museu Casa Histórica de Alcântara.


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Pois é leitor, mais um FTB sendo lançado do CLA, notícia quase que corriqueira, mas que acrescenta muito pouco ao Programa Espacial Brasileiro. Já a notícia sobre a  "7ª Escola do Espaço" é algo realmente significativo.

Comentários