CEMADEN Entrega Pluviômetros a Municípios do Sudeste

Olá leitor!

Segue uma nota postada hoje (05/08) no seu site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o “Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)” já está entregando pluviômetros semiautomáticos a municípios do Sudeste.

Duda Falcão

CEMADEN Entrega Pluviômetros
Semiautomáticos a Municípios do Sudeste

Isadora Grespan
Ascom do MCTI
05/08/2013 - 18:07

Foto: Davi Fernandes
Petrópolis foi o primeiro município a começar
receber os equipamentos. 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CEMADEN/MCTI) está realizando a entrega de 113 pluviômetros semiautomáticos em 30 municípios dos quatro estados da Região Sudeste. Os equipamentos medem a quantidade  de chuvas e destinam-se a cidades que possuem áreas de risco de desastres naturais, principalmente, deslizamentos.

A distribuição teve início em 30 de julho e se estende até o final de agosto. Serão 11 cidades em São Paulo (42 pluviômetros); 11 em Minas Gerais (32); quatro no Rio de Janeiro (28); e quatro no Espírito Santo (11).

A ideia é que os instrumentos sejam operados por grupos locais especialmente treinados por técnicos do CEMADEN e da Defesa Civil. Assim, agentes comunitários indicados pela prefeitura municipal recebem orientações de como fazer a leitura e como proceder em situações de alerta, realizando, a partir de então, o monitoramento direto das chuvas.

“Essa é uma ação que promove a mobilização e o engajamento das comunidades, além de melhorar a capacidade local de lidar com situações adversas”, afirma Silvia Saito, pesquisadora do CEMADEN. “Quando se fala em prevenção, não adianta pensar somente no trabalho da prefeitura e da Defesa Civil. Os moradores também têm que estar envolvidos, para saber o que fazer e a quem recorrer”.

Histórico

A iniciativa integra o projeto Pluviômetros nas Comunidades, lançado em dezembro de 2012, quando o CEMADEN contratou a aquisição de 1.100 pluviômetros semiautomáticos, que serão entregues em todas as regiões do país. Os municípios interessados podem se inscrever para receber os equipamentos no site: http://www.cemaden.gov.br/pluviometros/

A iniciativa é conduzida por meio de parceria entre o CEMADEN e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD/MI).

Petrópolis foi o primeiro município a começar a receber os equipamentos, que serão entregues em todas as regiões do país.

Na semana passada, 15 municípios de Santa Catarina receberam 50 pluviômetros: Brusque; Garuva; Gaspar; Jaraguá do Sul; Luiz Alves; Nova Trento; São João Batista; São José; Itapema; Rodeio; Blumenau; Rio do Sul; Taió; Araranguá; e Nova Veneza.

Esta semana, será a vez de cinco municípios gaúchos, em um total de 12 equipamentos. São eles: Alto Feliz; Fontoura Xavier; Igrejinha; Rolante; e Novo Hamburgo.

As ações desenvolvidas pelo MCTI dizem respeito ao Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2012.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) 

Comentários

  1. Só um pluviômetro? Que desperdício..

    Porque não investiram em instrumentos do tipo "all in one", como por exemplo o WXT520?

    Seria mais útil para o registro de eventos de tempo severo em geral, e não somente inundações. :/

    ResponderExcluir
  2. O que será que as prefeituras farão com esse equipamento. Ficarão enferrujando em algum pátio, serão vendidos como ferro velho ou serão jogados em algum lixão?

    ResponderExcluir

Postar um comentário