AEB Publica no DOU Avisos s/Obras Complementares no CLA

Olá leitor!

Diário Oficial da União (DOU) de hoje (08/08) publicou dois avisos (o primeiro de autorização e o segundo de licença) da Agência Espacial Brasileira (AEB), relativos às obras complementares do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Abaixo segue os avisos como publicados no DOU.

AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA

AVISO DE AUTORIZAÇÃO

A Agência Espacial Brasileira - AEB, torna público que recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, a Autorização de Supressão de Vegetação nº 792/2013, relativa à supressão de vegetação e/ou intervenção em Área de Preservação Permanente - APP, necessária à implantação das Obras e Edificações Complementares no Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no município de Alcântara, no Estado do Maranhão. A Autorização de Supressão de Vegetação é vinculada a Licença de Instalação nº 956/2013 e é válida pelo período de 03(três) anos, a partir de sua assinatura.

FRANCISCO CLEODATO PORTO COELHO
Diretor de Planejamento, Orçamento e Administração
Substituto

AVISO DE LICENÇA

A Agência Espacial Brasileira - AEB, torna público que recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, a Licença de Instalação nº 956/2013, relativa às Obras e Edificações Complementares no Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no município de Alcântara, no Estado do Maranhão, de acordo com os Projetos de Engenharia aprovados pelo IBAMA. A licença é válida pelo período de 03(três) anos, a partir de sua assinatura.

FRANCISCO CLEODATO PORTO COELHO
Diretor de Planejamento, Orçamento e Administração
Substituto

Pois é leitor, eu creio que essas obras são referentes aos R$ 189 Milhões aprovados em dezembro do ano passado pela Câmara Federal para serem aplicados nas obras que estão sinalizadas nas fotos abaixo, e felizmente não tendo nada haver com o sitio de lançamento da mal engenhada empresa Alcântara Cyclone Space (ACS).

Duda Falcão

Setor de Comando e Controle do CLA já construído
Obras no Setor de Comando e Controle
do CLA a Serem realizadas
Setor de Preparação e Lançamento do CLA já construído
Obras no Setor de Preparação e Lançamento
do CLA a serem realizadas
Complexo Aeroportuário do CLA já construído
Obras no Complexo Aeroportuário
do CLA a serem realizadas


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - Seção 3 - pág. 09 - 08/08/2013

Comentários

  1. Duda Falcão gostaria que me fosse esclarecido uma duvida numa instalação deste porte como e com o que será feito a sua segurança? Talvez você realmente não saiba, pois sua área e a espacial porem e sabido que instalações onde abrigam o centro espaciais de diversos países estes são bem protegidos não é de se surpreender, pois o espaço e ainda uma das fronteiras a ser explorada onde pode e há surpresas e segredos não revelados dai a máxima em protegê-los de sabotadores, espiões e inimigo e como será a segurança das nossas instalações espaciais haverá, helicópteros armados protegendo aquela instalação como existe no centro de lançamentos Frances na Guiana, haverá caças como existe protegendo o centro de lançamento da NASA na Florida ou sistemas de Mísseis como há em todos os Países agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardorc!

      Eu não sei lhe dizer se foram instalados mísseis e coisas do gênero, mas sei que a segurança foi muito reforçada após o que aconteceu no com o VLS-1 em 2003. O CLA e o CLBI hoje não são como eram anteriormente e estão muito mais seguros. Quanto seguros, eu não sei lhe dizer, até porque isso é assunto de segurança nacional.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário