PUCRS Integra Projeto de Polo Espacial Gaúcho

Olá leitor!

Segue abaixo um nota postada hoje (24/05) no site da “Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)” destacando que esta universidade integra o projeto do Polo Espacial Gaúcho.

Duda Falcão

Notícias

PUCRS Integra Projeto de Polo Espacial Gaúcho

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
24/06/2013 - 10h03min

A PUCRS faz parte do grupo de atores a contribuírem para a criação do Polo Espacial Gaúcho, ação do governo do Estado iniciada a partir de missão governamental e empresarial ao Estado de Israel, realizada em maio. A iniciativa visa a desenvolver e transferir tecnologia para o segmento espacial e de solo. A primeira ação do programa ocorreu no início de junho, com reunião que congregou empresas, universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais, com a presença do governador Tarso Genro. No encontro foram projetadas reuniões técnicas para dar andamento ao projeto.

A Universidade oferece toda sua experiência multidisciplinar em Ciência Espacial. No âmbito do Tecnopuc, há o Centro de Microgravidade (MicroG), da Faculdade de Engenharia, e o Laboratório Telebras Tecnologia e o Centro de Pesquisa em Tecnologias Wireless, do Instituto de Eletrônica e Telecomunicações (IETelecom), todos com competência para atuar no segmento espacial. No âmbito acadêmico, a PUCRS tem se destacado pelas pesquisas desenvolvidas nas Faculdades de Informática (FACIN) e Engenharia (FENG), que envolvem desde a formação de recursos humanos até o desenvolvimento de pesquisa aplicada na área (hardware e software embarcado).

A PUCRS possui histórico de colaboração em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com parceiros tais como AEL Sistemas, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Telebras, através de Unidades Acadêmicas e Institutos, como o IETelecom; e centros de pesquisa, como o MicroG. Além disso, possui diversos convênios assinados com Institutos de Pesquisa e Agências Espaciais, tais como a Agência Espacial Alemã, Kings College London e Agência Espacial Europeia. Estes convênios contemplam pesquisa conjunta e intercâmbio de profissionais e estudantes.

Liana Rigon Rojas Lima
Assessoria em Comunicação da Rede Inovapucrs
Avenida Ipiranga, 6681 - Prédio 96E / Porto Alegre, RS
(51) 3353-6345
(51) 9800-1410


Fonte: Site da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - http://www3.pucrs.br

Comentários