Publicação Enfoca Educação em Astronomia

Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada hoje (15/05) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que livro escrito por professores da UNESP de Bauru enfoca Educação em Astronomia.

Duda Falcão

Notícias

Publicação Enfoca Educação em Astronomia

Livro é escrito por professores da UNESP de Bauru

Assessoria de Comunicação e Imprensa
15/05/2013

Reprodução
Inserido nos estudos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da UNESP /Bauru, o livro ‘Educação em Astronomia: repensando a formação dos professores’ a obra apresenta alguns dos fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em professores da educação básica relacionados ao ensino da astronomia.

O texto é permeado por um questionamento central: quais são os principais elementos formativos que um programa de formação docente em astronomia deve contemplar no sentido de fornecer subsídios para a construção da autonomia nos professores participantes?

Para explorar esta problemática, apresenta-se, nesta obra, uma visão geral sobre os principais modelos e trabalhos atuais na área da formação de professores, estabelecendo-se relações com a Educação em Astronomia.

A coleção Educação para a Ciência, publicada pelo selo Escrituras, visa promover e divulgar estudos e reflexões sobre investigações realizadas pelos diversos grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP.

Este volume, décimo primeiro volume da coleção, deriva dos resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos durante as atividades de pós-graduação de Rodolfo Langhi, do Programa em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências da UNESP, Câmpus Bauru, sob orientação do coautor, Roberto Nardi, reconhecido pesquisador na área de Ensino de Física no país.

Sobre os Autores

Rodolfo Langhi é doutor pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Para a Ciência, da UNESP/Bauru, e membro do Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências da mesma instituição, da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). É astrônomo amador e atua como professor assistente doutor do Departamento de Física da UNESP/Bauru e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da mesma universidade, além de professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande) e do Observatório Didático de Astronomia (Unesp/Bauru). Desenvolve pesquisas e publicações nas áreas de Educação em Astronomia, Formação de Professores, Instrumentação para o Ensino de Física e de Ciências.

Roberto Nardi é licenciado em Física pela UNESP (1972), mestre em Science Education pela Temple University School of Education, Filadélfia – EUA (1978), doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP, 1989) com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2004-2005). Docente no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (1980-1993). Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF), (1991-1993), Secretário Executivo, Vice-Presidente e Presidente da ABRAPEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2000-2005). É membro efetivo da ESERA – European Science Education Research Association. A partir de 1994 atua no Depto. de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, como Professor Adjunto, Livre Docente. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, interessando-se por temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente ensino de Física, em questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores. Foi Coordenador da Área de Ensino de Ciências e Matemática e Membro do Conselho Técnico Consultivo do Ensino Superior (CTC-ES) da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior no triênio 2008-2011. É atualmente membro da International Comission on Physics Education (C14) da IUPAP – International Union of Pure and Applied Physics.

Conheça todos os volumes da coleção, com organização de Roberto Nardi, no site da Escrituras: www.escrituras.com.br

Título: Educação em Astronomia: Repensando a Formação de Professores
Autores: Rodolfo Langhi e Roberto Nardi
Coleção: Educação para a Ciência - vol. 11
Gênero: Astronomia/Ciências/Educação/ Prática de ensino Professores
Páginas: 216
Preço: R$ 30,00
Selo Escrituras


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Comentários