O Programa REXUS/BEXUS Europeu e o "ED"

Olá leitor!

O “Rocket and Balloon Experiments for University Students (REXUS/BEXUS)” é um programa sob contrato bilateral entre o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e o Conselho Nacional Espacial Sueco/Swedish National Space Board (SNSB), que visa possibilitar a estudantes de universidades e faculdades de ensino superior, a realizar experimentos científicos e tecnológicos utilizando-se de foguetes e balões, sendo que a parte sueca da carga foi disponibilizada para estudantes de outros países europeus através de uma colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Para tanto, anualmente dois foguetes (Improved Orion) e dois balões são lançados ao espaço, transportando até 20 experimentos projetados e construídos por equipes de estudantes num fantástico e eficiente programa de microgravidade exclusivamente direcionado ao setor acadêmico.

Abaixo, com a colaboração do presidente de CEFAB, o Sr. Carlos Cássio Oliveira, ao qual eu agradeço publicamente, trago para você leitor um vídeo sobre a campanha de lançamento do Experimento MUSCAT (MUltiple Spheres for Characterisation of Atmospheric Temperature), lançado ao espaço dia 09/05 como uma das cargas uteis do foguete Improved Orion da “Operação REXUS 13”.

Equipe de Estudantes participantes da Operação REXUS 13

Vídeo da Campanha de lançamento do Experimento MUSCAT

Veja você leitor a diferença entre esse programa europeu exclusivamente direcionado ao setor acadêmico e o nosso Programa MICROGRAVIDADE da AEB. Enquanto o programa europeu estabelece anualmente o lançamento de duas missões de foguetes e duas de balões, o nosso Programa MICROGRAVIDADE, que é direcionado para comunidade técnico-científica brasileira (acadêmica ou não) recentemente (16/05) lançou o seu 4º Anúncio de Oportunidade (4º AO), que ‘prevê’, eu disse, ‘prevê’, que três foguetes VSB-30 serão lançados, sendo o primeiro em 2014 e ou outros em 2015 e 2016 respectivamente.

Vale lembrar leitor que o 3º AO, lançado pela AEB em 21/11/2006, ‘previa’, eu disse, ‘previa’, o lançamento de um foguete VSB-30 em julho de 2008 e o lançamento de experimentos brasileiros para serem testados na Estacão Espacial Internacional (ISS) através de uma nave Soyuz em setembro de 2009.

Ora, acontece que o tal voo do VSB-30 (Operação Maracati II) só veio acontecer em 06/12/2010, ou seja, dois anos e cinco meses após o que estava previsto, e o outro voo, lembra-se dele? Pois é, esse simplesmente não aconteceu, 'sendo cancelado ou convenientemente esquecido'.

E não venham me dizer que não tem dinheiro, pois o dinheiro está na construção do Mineirão, da Arena Fonte Nova e de outras obras e programas populistas que esse governo desastroso implantou desde que a “PresidentA” e os “Companheiros” assumiram  o poder em Brasília.

É por essas e outras leitor que estamos nessa luta contra esses ‘energúmenos’ e esperamos contar com a sua ajuda. Você que realmente acredita num Brasil forte, desenvolvido e progressista, exerça a sua cidadania e brasilidade assinando e divulgando a “Petição da ACS” e a “Petição da Missão VLM-1/ITASAT-1”, e nos ajude a combater essa situação inaceitável de descaso para com o nosso Programa Espacial que persiste desde que os governos civis assumiram o poder. Vamos nos unir contra o "ED"

Duda Falcão

Comentários

  1. Bem, com o que eles investem lá dá para realizar 3 experimentos desses por ano. Já agora, o que é "ED"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué Israel,

      Empecilho Dilma, o que mais poderia ser? rsrsrsrs

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkk

      Só rindo mesmo. Dilma se virou para a Venezuela (em época de eleições), e antes em São Paulo (com o Haddad), supreendentemente os partidos que ela apoiou ganharam com um "empate" muito próximo. Não vou entrar aqui com teorias da conspiração, mas precisa haver outra campanha mais forte: a da proteção e segurança das urnas eletronicas. De outro modo ela se vai perpetuar lá, e aí só chorando... porque o verdadeiro ED tem sido as maracutaias da nossa presidentA.

      Excluir

Postar um comentário