Governo Estuda Transf. Base de Alcântara em Polo Turístico

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (16/05) no site “G1” do globo.com, destacando que o governo estuda transformar Base de Alcântara em Polo Turístico.

Duda Falcão

MARANHÃO

Governo Estuda Transformar
Base de Alcântara em Polo Turístico

Projeto é similar ao já utilizado nos EUA e Guiana Francesa.
Plano inclui construção de hotel próximo ao CLA e reforma de aeroporto.

Do G1 MA
16/05/2013 - 19h02
Atualizado em 16/05/2013 - 21h10

(Foto: Biaman Prado/O Estado)
Projeto pode incluir CLA, em Alcântara, em polo turístico. 

Os ministérios do Turismo (Mtur), e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) começaram a discutir um plano de revitalização turística para Alcântara. A ideia é transformar o município num polo de turismo espacial, em torno do centro de lançamento.

O plano se espelha no exemplo de outras bases espaciais, como Cabo Canaveral, nos EUA, e Kourou, da Guiana Francesa, que também transformaram suas atividades em atração turística. Para Alcântara, cidade que integra o patrimônio histórico nacional e que viu o turismo minguar nas últimas décadas, a proposta traz uma oportunidade de atrair turistas também para seu centro histórico.

O plano inclui a construção de um hotel na vizinhança do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), a reforma do aeroporto da base, com a construção de um terminal de passageiros que possa receber voos civis, e a reforma no cais do Jacaré, principal ponto de embarque e desembarque de passageiros que vêm e vão entre São Luís e Alcântara, que hoje funciona com limitações. “Essa é uma grande reivindicação da população de Alcântara. Hoje o atracadouro do Jacaré já não atende mais, as lanchas têm problemas mecânicos e até de segurança”, afirmou o ministro Gastão Vieira (Mtur).

(Foto: Divulgação/Mtur)
Reunião entre ministros discutiu
investimentos para Alcântara
Em uma reunião com Marco Antonio Raupp (MCTI) e o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Mussi, o ministro do Turismo propôs que as lanchas da Aeronáutica que trazem os funcionários da base espacial possam ser usadas pela população civil em dois horários ao longo do dia. Ao mesmo tempo, seriam feitos reparos no atracadouro existente.

“Nós ofertaríamos à população um novo meio de transporte, mais moderno, que aliviaria muito a tensão que todo mundo tem por falta de deslocamento”, prosseguiu o ministro. Paralelamente caminharia o projeto de construção de um cais em Cujupe, a 14 km de Alcântara, que atenderia tanto ao programa espacial quanto à população civil.

A proposta também visa consolidar a reaproximação da agência espacial com o município, após um relacionamento tenso no passado. “As operações de lançamento têm características específicas, mas fora das campanhas de lançamento não há problema nenhum em usar as instalações durante o resto do ano”, afirmou Marco Antonio Raupp.


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Olha, não resta dúvida de que esse é um passo natural, e eu diria até necessário, para ajudar na divulgação junto à Sociedade Brasileira e a de outros povos, das atividades espaciais em curso no Brasil. Entretanto, é preciso que se faça com cautela e antes de tudo será necessário criar um sistema de segurança extremamente eficiente que passe despercebido e que não seja constrangedor aos visitantes, como existe nesses centros citados na matéria acima. Afinal, entre esses turistas podem se infiltrar pessoas mal intencionadas, coisa que na atual conjuntura seria inaceitável, e quem bem deve saber disso é o COMAER.

Comentários

  1. Só há uma pequena diferença.

    Os centros de lançamento da Guina e dos estados Unidos, efetuam lançamentos sérios de forma regular.

    Aqui, só foguetes de treinamento e muito de vez em quando, um foguete de sondagem.

    E mais: a infraestrutura do lugar, mal serve a população nativa. Os outros Centros de lançamento mencionados, são comerciais em sua finalidade. O turismo no caso deles foi só um apêndice gerado por consequência das atividades.

    Fazer turismo em elefantes brancos? Já estão criando no mínimo uns doze estádios "padrão FIFA" para competir com isso, e bem nos maiores centros urbanos.

    E mais uma vez, como o próprio centro de lançamento, o aeroporto, e provavelmente quase tudo por lá é do "governo", é mais dinheiro nosso que vai ser "investido" nessa iniciativa sem noção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário